Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica

HomeNOTÍCIAS

Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica

O Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica foi criado pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética,

Conta de luz deve sofrer alta de 19% em 2022
Dívidas já criam parcelas de conta de luz em 24 vezes
Aneel autoriza aumento na conta de luz em SP
PUBLICIDADE

O Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica foi criado pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia do Governo Federal, e entrou em vigor em 01/09/2021 para incentivar os clientes a economizarem energia.

PUBLICIDADE

Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. O Programa é uma medida emergencial para o enfrentamento da atual escassez hídrica e uma forma de garantir a continuidade e a segurança da distribuição de energia no país. Os clientes apenas devem seguir as normas definidas pelo governo para serem beneficiados, não necessitando de nenhuma adesão ao programa.

Assim, com o bônus, o cliente receberá um desconto na conta de luz caso atinja a meta de redução de consumo.

Reforçamos que o Governo Federal está, de forma frequente, gerando novas resoluções sobre o Bônus de Energia. Por isso, fique atento! Atualizaremos esta página para que ela esteja sempre de acordo com as informações mais atuais. Para saber mais detalhes sobre o programa, você pode acessar o site da Aneel.

Leia também:

Visando reunir as principais informações sobre o tema e facilitar o seu entendimento, criamos esse Perguntas e Respostas. Confira abaixo as informações disponíveis!

O que é o risco de escassez hídrica?

O risco de escassez hídrica é decorrente de um período de poucas chuvas, conhecido popularmente como seca. Esse período é crítico para o meio ambiente e para a distribuição de energia elétrica, uma vez que os níveis de água dos reservatórios das hidrelétricas (principal fonte de geração energia no Brasil) sofrem redução do volume e, consequentemente, há necessidade de reduzir a produção.

Qual a relação entre a crise hídrica e a energia elétrica?

O Brasil enfrenta um período de estiagem que poucas vezes se viu na história. O último período úmido (de outubro/2020 a abril/2021) registrou o pior regime de chuvas dos últimos 91 anos.

PUBLICIDADE

Como a maior fonte de energia do Brasil é hidrelétrica, que usa a força da água, quando não chove é esperado que os reservatórios comecem a ter o seu volume reduzido. Para compensar esse baixo nível dos reservatórios, as termelétricas, que possuem um custo elevado, são acionadas. Assim, o setor elétrico é fortemente impactado pela crise hídrica e o período de seca.

O que podemos fazer para contribuir e diminuir os riscos?

Precisamos economizar energia para que as hidrelétricas voltem a recuperar o nível dos seus reservatórios e para que diversas usinas termelétricas possam ser desligadas.

Como faço para economizar energia?

Vamos compartilhar algumas dicas:

  • Adquira aparelhos elétricos eficientes com o selo Procel;
  • Não tome banhos longos e evite banhos quentes se o chuveiro for elétrico;
  • Não deixe torneiras abertas, pois a água consumida também afeta os reservatórios;
  • Desconecte os carregadores que estão na tomada sem aparelhos conectados;
  • Utilize lâmpadas de LED;
  • Use a máquina de lavar em sua capacidade máxima;
  • Evite abrir a geladeira muitas vezes;
  • Mantenha a manutenção do ar-condicionado em dia;
  • Prefira sempre a luz natural.

Esses e outros esforços individuais para economizar energia vão contribuir bastante para diminuição da sua fatura, do custo geral de geração de energia do país e para a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

Qual o objetivo do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica?

O Programa é um processo de economia individual e voluntária na intenção de evitarmos o agravamento da escassez hídrica e os impactos sistema elétrico nacional. Assim, ao economizarmos energia, além de redução na conta de energia, estamos contribuindo para a continuidade e segurança do suprimento eletroenergético no país.

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0