Gastos no início do ano: Veja como fica o IPVA, IPTU, matrícula escolar

HomeNOTÍCIAS

Gastos no início do ano: Veja como fica o IPVA, IPTU, matrícula escolar

Saiba como se programar para os gastos de 2022, como IPVA, IPTU, material escolar e demais gastos de todo início de ano. Gastos no início do ano:

Como calcular a sua inflação pessoal
Confira carros que não precisarão pagar IPVA em 2022
Nome sujo atrapalha o trabalhador a conseguir emprego?
PUBLICIDADE

Saiba como se programar para os gastos de 2022, como IPVA, IPTU, material escolar e demais gastos de todo início de ano.

PUBLICIDADE

Gastos no início do ano: Veja como fica o IPVA, IPTU, matrícula escolar. Todo começo de ano é a mesma lista extensa de contas a pagar, com impostos como o IPVA, IPTU, além dos gastos adicionais com a matrícula e a compra de materiais escolares. Sabendo disso, tem quem se organiza para deixar parte do 13º salário para cobrir partes dessas despesas.

Antes de tudo é preciso estar com as contas em dia para conseguir lidar com os novos compromissos a cada início de ano. Afinal de contas, tudo isso pesa no orçamento, ainda mais em tempos de tantos aumentos, como nos combustíveis e também na cesta básica.

Gastos do início de 2022

Como todo início de ano é a mesma coisa, é sempre bom se organizar e fazer os cálculos do orçamento da família. Dessa forma as famílias conseguem a organização financeira para passar pelos primeiros meses sem muito aperto.

Leia também:

Uma boa dica é criar uma lista com as prioridades. Ou seja, as contas que precisam ser pagas com mais urgência. Depois disso é bom conferir também os vencimentos e quais são as melhores opções para usar o cartão de crédito.

PUBLICIDADE

Por exemplo, quando as contas são sem juros, pagar pelo crédito pode ser uma boa opção para ficar com mais dinheiro em mãos e priorizar outras contas. Da mesma forma, procure sempre pelos descontos aos pagamentos à vista.

Já em relação aos materiais escolares, a velha dica é conferir o que sobrou dos anos anteriores e ver o que é possível reaproveitar. O melhor é comprar ainda em dezembro. Já que no começo do ano seguinte a tendência é de reajuste nos preços.

Já a matricula tem previsão de aumento se comparado ao ano passado. Por isso é sempre bom negociar junto às escolas, principalmente se for mais de um filho matriculado na mesma instituição.

IPVA em 2022

Cada estado tem um calendário de pagamento do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA). Tem desconto para quem paga à vista. Ou a opção de parcelar o imposto. Confira também as regras de isenção do imposto para saber se o seu veículo se encaixa.

PUBLICIDADE

IPTU em 2022

O Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) é pago por donos de imóveis ou por quem aluga, se essa for uma condição no contrato de aluguel. O valor do IPTU também varia de um estado para outro e depende também do tamanho do imóvel. Os carnês ficam disponíveis no site da prefeitura de cada cidade.

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0