Conta de luz de maio é com bandeira verde para todos os consumidores

HomeNOTÍCIAS

Conta de luz de maio é com bandeira verde para todos os consumidores

Conta de luz segue com bandeira tarifária verde para todos os consumidores em maio. Segundo a Aneel, as condições para geração de energia pelas h

Aneel autoriza aumento na conta de luz em SP
Dívidas já criam parcelas de conta de luz em 24 vezes
Bolsonaro diz que super bandeira de energia chegará ao fim
PUBLICIDADE

Conta de luz segue com bandeira tarifária verde para todos os consumidores em maio.

PUBLICIDADE

Segundo a Aneel, as condições para geração de energia pelas hidrelétricas são favoráveis e, portanto, não tem cobrança de taxa extra por quilowatt-hora consumido neste quinto mês do ano.

Essa cobrança acontece quando estão acionadas as bandeiras amarela, vermelha ou escassez hídrica, que indicam que as condições são menos favoráveis.

Quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas cai, o Governo tem que acionar as usinas térmicas, que produzem energia mais poluente e mais cara.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

Esses custos mais altos são repassados ao consumidor por meio da cobrança taxa extra na conta de luz.

Por que a conta aumenta?

A usina hidrelétrica, que gera energia a partir da força da água nos reservatórios, é a mais barata e a primeira opção do SIN. Por isso, em épocas de muita chuva e reservatórios cheios, a bandeira tarifária costuma ser a verde, porque a energia está sendo produzida em grande capacidade e em condições favoráveis

Em períodos de estiagem, quando o nível dos reservatórios diminui, é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas. Esse tipo de usina gera energia a partir de combustíveis fósseis, como carvão, diesel e gás. Além de ser mais poluente, é menos eficaz e mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda, já que as condições de produção ficam menos favoráveis.

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0