HomeNOTÍCIAS

Conta de luz de maio é com bandeira verde para todos os consumidores

Conta de luz segue com bandeira tarifária verde para todos os consumidores em maio.Segundo a Aneel, as condições para geração de energia pelas h

Aneel mantém bandeira tarifária verde da conta de luz em outubro
Bandeira de energia é verde para Tarifa Social, mas não para demais consumidores
O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de energia elétrica mais cara

Conta de luz segue com bandeira tarifária verde para todos os consumidores em maio.

Segundo a Aneel, as condições para geração de energia pelas hidrelétricas são favoráveis e, portanto, não tem cobrança de taxa extra por quilowatt-hora consumido neste quinto mês do ano.

Essa cobrança acontece quando estão acionadas as bandeiras amarela, vermelha ou escassez hídrica, que indicam que as condições são menos favoráveis.

Quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas cai, o Governo tem que acionar as usinas térmicas, que produzem energia mais poluente e mais cara.

LEIA TAMBÉM:

Esses custos mais altos são repassados ao consumidor por meio da cobrança taxa extra na conta de luz.

Por que a conta aumenta?

A usina hidrelétrica, que gera energia a partir da força da água nos reservatórios, é a mais barata e a primeira opção do SIN. Por isso, em épocas de muita chuva e reservatórios cheios, a bandeira tarifária costuma ser a verde, porque a energia está sendo produzida em grande capacidade e em condições favoráveis

Em períodos de estiagem, quando o nível dos reservatórios diminui, é necessário captar energia de outros tipos de usina, como as termelétricas. Esse tipo de usina gera energia a partir de combustíveis fósseis, como carvão, diesel e gás. Além de ser mais poluente, é menos eficaz e mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta e a bandeira tarifária muda, já que as condições de produção ficam menos favoráveis.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0