De acordo com informações quem está passando por esse momento difícil pode ter uma ajuda do governo federal.Benefícios do governo para quem perd
De acordo com informações quem está passando por esse momento difícil pode ter uma ajuda do governo federal.
Benefícios do governo para quem perdeu o emprego. Perder o emprego é sempre difícil para um trabalhador, até porque no Brasil para conseguir entrar novamente no mercado de trabalho pode demorar. Atualmente no Brasil existem 13,2% de brasileiros desempregados (13,7 milhões de pessoas). Estar desempregado é não saber como pagar as contas e colocar a comida na mesa.
Quem está passando por esse momento difícil pode ter uma ajuda do governo federal que possui alguns programas destinados aos cidadãos a se manter financeiramente até conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho.
Leia também:
- 12 CAPITAIS CANCELAM FESTA DE ANO NOVO, MAS SP E RIO MANTÊM PLANOS
- MAIS DE 625 MIL PESSOAS TERÃO QUE DEVOLVER O AUXÍLIO EMERGENCIAL
- SAIBA COMO COMPRAR LINGERIE COM ESSAS 6 DICAS
Saiba os benefícios do governo para quem está desempregado
Para quem perdeu o emprego sem justa causa
Seguro-desemprego
Este benefício tem como finalidade garantir a assistência financeira momentânea ao trabalhador que foi demitido sem justa causa. Será possível receber entre 3 e cinco parcelas de acordo com o tempo trabalhado.
Saque do FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) garante ao trabalhador demitido sem justa causa sacar integralmente o saldo do Fundo. O empregado também poderá sacar a grana ao término de um contrato temporário de trabalho.
Para quem está desempregado e tem baixos rendimentos
Auxílio Brasil
O novo programa do Governo Federal substituiu o Bolsa Família, e tem como objetivo proteger as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), no entanto é necessário que as pessoas atendam aos critérios de renda exigidos pelo programa, um deles que as famílias estejam em situação de extrema pobreza ou pobreza. O governo promete para 2022 um valor médio de R$ 400 para quem estiver recebendo o benefício.
Tarifa Social de Energia Elétrica
As pessoas que participam desse programa terão descontos na conta de luz, desde que façam parte de famílias de baixa renda. Para participar é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) ou façam parte do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O trabalhador poderá ter um desconto na conta de luz de 100% graças a um projeto de lei que prevê o cadastramento automático de famílias de baixa renda no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) que foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (agora filiado ao PL). Os beneficiados será a população mais vulnerável, essas pessoas receberão uma notificação comunicando o direito aos descontos.
Vale Gás
Esse benefício foi recentemente aprovado pelo governo federal e deverá ajudar as famílias em situação vulnerável a comprar um botijão de gás de 13 kg. O valor será de 50% do preço médio do botijão de gás. O programa ainda não tem um calendário oficial. Para receber o benefício será preciso estar inscrito no Cadastro Único. Segundo o governo, o pagamento deverá começar em dezembro.
COMENTÁRIOS