Mulher que fica viúva pode solicitar nova pensão?

HomeNOTÍCIAS

Mulher que fica viúva pode solicitar nova pensão?

Entenda o que dizem as novas regras do INSS sobre acumulação de pensões por morte após a reforma da Previdência. Mulher que fica viúva pode solicitar

INSS libera novo benefício de R$ 1.100
Quando os trabalhadores recebem o dinheiro do lucro do FGTS 2022
Quem pode pedir revisão da aposentadoria em 2022
PUBLICIDADE

Entenda o que dizem as novas regras do INSS sobre acumulação de pensões por morte após a reforma da Previdência.

Mulher que fica viúva pode solicitar nova pensão? A reforma da Previdência, em vigor desde 2019, alterou diversas regras referentes a benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Muitas delas estão ligadas à pensão por morte, paga a dependentes do trabalhador que faleceu ou teve a morte declarada pela Justiça.

No caso das mulheres, são comuns os questionamentos sobre acumulação de benefícios. Veja o exemplo de uma mulher que ficou viúva e passou a receber a pensão por morte. Se ela volta a se relacionar com outra pessoa e fica viúva novamente, pode receber duas pensões do INSS?

Leia também:

PUBLICIDADE

De maneira bem direta, não. Quem já tem uma pensão ativa não pode solicitar nem receber uma nova ao mesmo tempo.

Desde a aprovação da reforma da Previdência, as regras de acumulação ficaram mais severas. Somente em algumas situações específicas isso é possível, como no caso de pensão por morte acumulada à aposentadoria.

Pelas regras do INSS, a viúva do exemplo citado terá que optar pelo benefício de maior valor. Entretanto, vale destacar que quando uma pensão vem do marido e outra do filho, é permitido receber as duas.

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 3