É comprovado a importância que bebês e crianças sejam estimulados a brincarem. "O brincar é fundamental para a formação da criança. pois ela se apropr
É comprovado a importância que bebês e crianças sejam estimulados a brincarem. “O brincar é fundamental para a formação da criança. pois ela se apropria-se da realidade, estabelece as suas relações sociais e utiliza toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva”, explica Rogéria Sprone, Diretora Pedagógica do Colégio Joseense, no interior de São Paulo.
As crianças usam as brincadeiras para imitar a realidade e assim se desenvolverem e descobrir novas coisas, novas visões e até novas habilidades. Uma brincadeira muito importante nessa fase é a contação e interpretação de histórias.
LEIA TAMBÉM:
Empresa de Felipe Neto contrata Galvão Bueno
Elon Musk compra o Twitter por US$ 44 bilhões
Produção de bicicletas no Brasil passa das 183 mil unidades no primeiro trimestre
“Quando brinca de faz de conta, a criança assume papéis, desenrola um enredo e constrói interações. Através dessa representação ela demonstra sentimentos, angústias, alegrias, incômodos e suas impressões do dia a dia.
Elas conseguem expressar suas dificuldades, contradições e se sentem motivadas a lidar com o acaso, uma vez que a história é construída no desenrolar da brincadeira”, complementa Rogéria Sprone.
Dicas da especialista
É de extrema importância que a família brinque junto e encoraje as crianças a criarem brincadeiras. “Nesse momento de pandemia é importante que a criança tenha alguém para brincar junto e interagir em diversas atividades: criação e contação de histórias, jogos, fantasias, exercícios de movimento (pega-pega, esconde-esconde, entre outros), são alguns exemplos de brincadeiras importantes para essa fase”, indica Rogéria.
COMENTÁRIOS