Motorista deve apresentar recurso em até 30 dias da divulgação da lista ou entregar sua carteira ao órgão de trânsito.CNH suspensa? Saiu uma nov
Motorista deve apresentar recurso em até 30 dias da divulgação da lista ou entregar sua carteira ao órgão de trânsito.
CNH suspensa? Saiu uma nova lista de condutores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, cancelada ou cassada. Esses motoristas precisam apresentar recurso contra a decisão ou entregar o documento ao órgão responsável em até 30 dias após a publicação dos nomes.
O edital divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran MS) informa dados como o nome do condutor, a penalidade aplicada e o trecho do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que prevê a punição. Também é possível verificar o número de processo e o prazo para apresentação de recurso.
Caso o motorista não apresente o recurso dentro do prazo, seu documento será retirado permanentemente do sistema.
Leia também:
IPVA 2022
Mesmo para quem não corre risco de perder a CNH, uma preocupação comum no início do ano é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em 2022, o tributo tende a registrar um aumento expressivo, considerando a valorização de seminovos e usados.
Contudo, grande parte dos estados brasileiros adota regras para a isenção do IPVA. Esses critérios estão ligados ao ano de fabricação do veículo. Veja quais carros terão o imposto zerado no próximo ano em sua região:
- Veículos com 10 anos ou mais de fabricação: Amapá e Rio Grande do Norte.
- Veículos com 15 anos ou mais de fabricação: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.
- Veículos com 18 anos ou mais de fabricação: Mato Grosso.
- Veículos com 20 anos ou mais de fabricação: Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
- Veículos com 30 anos ou mais de fabricação: Pernambuco e Santa Catarina.
- Carros com placa preta: Minas Gerais.
- Veículos agrícolas, motos de até 160 cilindradas, táxis, veículos de PcD: Roraima.
COMENTÁRIOS