Os trabalhadores nascidos em janeiro já podem fazer a retirada anual do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).Saiba
Os trabalhadores nascidos em janeiro já podem fazer a retirada anual do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Saiba sobre o calendário de pagamentos do Saque-aniversário do FGTS em 2022. O prazo começou nesta semana e vai até o final de março. A modalidade é opcional e permite uma retirada anual de parte do saldo das contas ativas e inativas.
Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 1,3 milhão de trabalhadores têm direito ao saque neste mês, o que corresponde a cerca de R$ 1,9 bilhão.
A adesão é voluntária e os saques podem ser feitos pelo App FGTS, pelo site do FGTS e pelo internet banking da Caixa – não é preciso ir até uma agência bancária.
O saque-aniversário foi criado em 2019. No ano passado, 9,8 milhões optaram pela modalidade, contra 9,7 milhões em 2020.
Leia também:
- Bolsonaro anuncia salário mínimo de R$ 1.212 em 2022
- Venda de vinhos brasileiros cresce 75% em dois anos
- Estação mais quente do ano traz riscos para a saúde dos animais de estimação
Atualmente, mais de 88 milhões de trabalhadores possuem contas vinculadas ao FGTS.
Calendário de saques em 2022
- Nascidos em janeiro- saques de janeiro a março
- Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril
- Nascidos em março – saques de março a maio
- Nascidos em abril – saques de abril a junho
- Nascidos em maio – saques de maio a julho
- Nascidos em junho – saques de junho a agosto
- Nascidos em julho – saques de julho a setembro
- Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro
- Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro
- Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro
- Nascidos em novembro – saques de novembro de 2021 a janeiro de 2022
- Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2021 a fevereiro de 2022
Como funciona a modalidade
O saque-aniversário foi criado para ser mais uma oportunidade de resgate das contas do FGTS. Por essa modalidade, o trabalhador pode fazer uma retirada por ano de parte do valor das contas do Fundo de Garantia de acordo com o mês em que nasceu, mas perde direito à retirada do saldo total de sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Portanto, tem direito apenas à multa rescisória de 40% do valor do FGTS.
O saque-aniversário só é liberado para o trabalhador que comunica à Caixa que quer receber os valores anualmente. Do contrário, ele só poderá sacar o FGTS nas situações previstas em lei, entre elas compra da casa própria, aposentadoria e demissão sem justa causa – veja aqui todas as situações
A formalização do pedido, porém precisa ser feita até o último dia do mês de aniversário. Caso contrário, o trabalhador terá direito a parcela anual do saque-aniversário somente no ano seguinte.
A Caixa lembra, porém, que o saque-aniversário é opcional. “Quem não fizer a opção, permanecerá na sistemática do saque-rescisão”, explica. Mas caso o trabalhador não saque esse recurso, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS.
COMENTÁRIOS