Quando dormimos, costumamos nos mexer. Mas por que isso acontece? Por que não dormimos e acordamos na mesma posição? Entenda as fases do sono.To
Quando dormimos, costumamos nos mexer. Mas por que isso acontece? Por que não dormimos e acordamos na mesma posição? Entenda as fases do sono.
Todos possuem diferentes hábitos quando o assunto é a hora de dormir. Existem aqueles que dormem de bruços ou de costas, os que mal se mexem na cama e aqueles que parecem estar correndo uma verdadeira maratona durante o sono.
A verdade é que até os que praticamente não se mexem ainda se movem um pouco durante o sono. Se você tem curiosidade para entender por que nosso corpo se move enquanto dormimos, esta é a matéria certa.
Mesmo que estejamos relaxados e nosso corpo esteja aparentemente “desligado”, a verdade é que nem o nosso corpo e muito menos o nosso cérebro desligam enquanto dormimos.
Isso quer dizer que nosso corpo continua em alerta, então se mexer é normal e até benéfico, já que ficar horas com o corpo parado na mesma posição pode causar dor e feridas.
Por exemplo, quando uma pessoa está acamada, é necessário que a família ou cuidador mude o paciente de posição algumas vezes ao dia. Isso porque a posição pode causar úlceras por pressão ou alteração no fluxo sanguíneo.
Veja também
Petrobras reduz preços de venda de gasolina para as distribuidoras
Famílias com crianças autistas conseguem autorização para sacar o saldo do FGTS
Caixa Econômica Federal libera abono do PIS/Pasep
Dessa forma, nosso cérebro ainda ativo durante o sono manda comandos para que nosso corpo mude de posição. Isso pode ser causado por dor ou desconforto, o que faz com que nós procuremos uma posição mais confortável para continuar descansando.
É de conhecimento comum que o sono possui fases, que vão desde o sono leve até o mais pesado, chamado de sono REM.
Podemos dividir o processo do sono em duas fases, de forma mais ampla para um fácil entendimento. A primeira fase é um sono mais leve. É aquele momento em que a temperatura corporal tende a diminuir, assim como os batimentos cardíacos.
É depois disso que começa a produção de hormônios e o corpo finalmente começa a se recuperar do dia cansativo e cheio pelo qual passou.
A segunda fase do sono é quando começa o sono REM, o qual a atividade cerebral fica intensa e tudo o que foi aprendido durante o dia é fixado na memória. É na fase REM que a pessoa começa a sonhar e também é uma fase de descanso profundo para o corpo.
Dessa forma, para se ter um bom dia é necessário ter uma boa noite de sono, descanso fundamental para que seu corpo se recupere devidamente.
Alguns fatores podem contribuir para uma boa noite de sono, como um bom colchão, luzes apagadas, travesseiros macios e a posição em que se dorme.
É importante seguir uma rotina na hora de dormir, que te faça relaxar e permita que seu corpo passe por todas as fases necessárias do sono.
COMENTÁRIOS