As vendas do comércio cresceram 0,6% em novembro, na comparação com outubro, com impacto menor da Black Friday e com os supermercados como principal d
As vendas do comércio cresceram 0,6% em novembro, na comparação com outubro, com impacto menor da Black Friday e com os supermercados como principal destaque no mês, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (14) de janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Vendas do comércio crescem 0,6% em novembro. O resultado de outubro foi revisado de queda de 0,1% para alta de 0,2%. Com isso, o setor registrou a segunda alta mensal seguida, após duas quedas fortes consecutivas.
Na comparação com novembro de 2020, houve queda de 4,2%, a quarta taxa negativa consecutiva.
No acumulado no ano, o varejo tem alta de 1,9%.
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A perda de dinamismo do setor ocorre em um contexto de perda do poder de compra das famílias e aumento do endividamento dos brasileiros.
A receita nominal do varejo teve alta de 1,3%, frente a outubro e avançou 8,8% na comparação com novembro de 2020.
O resultado de novembro veio acima do esperado. Pesquisa da Reuters apontou que as expectativas eram de recuos de 0,2% na comparação mensal e de 6,5% sobre um ano antes.
Mesmo com o avanço, mais da metade das atividades tiveram resultado negativo em novembro.
No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 0,5% em relação a outubro, após três meses consecutivos em queda, e teve queda de 2,9% frente ao mesmo mês do ano passado.
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