HomeNOTÍCIAS

Veja calendário e como consultar valores do IPVA 2022

Pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo e a "idade" do veículo e também o estado em que o contribuinte mora. Alguns estados o

IPVA em 2022 deve ficar mais caro
Conta do IPVA deve aumentar em 2022
5 vezes: Aprovado projeto que permite parcelar IPVA em SP

Veja calendário e como consultar valores do IPVA 2022. A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa em janeiro em boa parte do país, mas cada estado tem calendários diferentes de vencimentos. Em alguns deles, há desconto para pagamento em cota única.

O pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo e a “idade” do veículo e também o estado em que o contribuinte mora.

Leia mais:

Em 2022, o IPVA deve ficar mais caro, acompanhando a valorização de carros novos e usados. Cada estado tem uma alíquota diferente do imposto (que não foi reajustada), mas todos levam em conta o valor venal de veículos usados — calculado por meio da tabela Fipe — ou o da nota fiscal de compra, no caso dos veículos dos 0km.

E, diferente da lógica de anos anteriores, ambos acumulam uma expressiva valorização em 2021.

Calendário de pagamento

Nesta terça-feira (21) de dezembro, foi divulgado o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. Os proprietários de veículos usados que quitarem o imposto em parcela única terão um desconto de 9%. Antes, o pagamento em uma única parcela tinha desconto de 3% do valor total do imposto. Também será possível fazer o pagamento do IPVA em até cinco vezes sem juros.

O calendário de pagamento começa no dia 10 de janeiro. Os proprietários de veículos usados que pagarem o imposto integralmente em fevereiro ou optarem pelo parcelamento, terão redução de 5%.

Pagamento IPVA 2022

Fonte: Fonte: Secretaria da Fazenda

Para os donos de veículos 0 km, o desconto continua de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal, e os que preferirem também poderão parcelar em cinco vezes, sem desconto.

A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo aprovou na semana passada o Projeto de Lei que aumentou o parcelamento do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) para veículos usados em até cinco vezes. Antes, o pagamento ocorria em três parcelas, no máximo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0