Cheiro na urina pode ser sinal de um grave problema que pode até levar à morte. Fique atento para descobrir se você sofre desse mal.Você já deve
Cheiro na urina pode ser sinal de um grave problema que pode até levar à morte. Fique atento para descobrir se você sofre desse mal.
Você já deve saber que a cor da urina pode indicar, entre outros, uma desidratação. Mas sabia que o cheiro diferente também pode ser sinal de que algo não vai bem com o seu organismo?
É isso mesmo! Um cheiro forte, adocicado, pode estar sinalizando um caso grave de diabetes que pode até levar a morte. Por isso, é importante prestar muita atenção nesses sinais.
É normal a urina ter odor, mas o cheiro deve ser o característico que normalmente tem, se for diferente, algo pode estar errado. E, quando ele é mais doce, é sinal de presença de glicose, um açúcar.
Quando esta substância está presente, é um forte indício de que existe um excesso de açúcar no organismo. Ou seja, o cheiro adocicado pode ser causado por algumas condições, incluindo diabetes, hiperglicemia ou cetoacidose diabética. Todas essas precisam de atenção e cuidados médicos.
É muito importante ficar atento a este sinal, afinal, essa doença costuma ser silenciosa em muitos casos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), quase 50% dos portadores de diabetes no Brasil ainda desconhecem o diagnóstico.
Veja também
Caixa Tem agora oferece empréstimos de até R$ 4,5 mil
A importância de diminuir o consumo de açúcar no cardápio infantil
Saúde bucal: saiba como prevenir o tártaro e manter os dentes saudáveis
Sobre o diabetes
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e que tem a função de quebrar as moléculas de glicose transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
De acordo com a SBD, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. Para prevenir, o mais indicado é praticar atividade física regularmente e manter uma alimentação equilibrada, sem excessos de açúcar e álcool, por exemplo.
Principais sintomas
Além do odor adocicado na urina, outros fatores podem indicar a doença, entre eles destacamos:
- Mudanças no apetite (fome frequente ou diminuição do apetite);
- Sede constante;
- Fadiga;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.
COMENTÁRIOS