HomeNOTÍCIAS

Tempestade solar pode desligar a internet por meses em 2024, diz pesquisador

Tempestade solar pode desligar a internet por meses em 2024, diz pesquisador

Cientista adverte sobre possibilidade de tempestade solar desconectar a internet por meses no próximo ano.Em uma previsão chocante, o professor

Saques de dinheiro esquecido começam nesta terça-feira (7)
Parcela de R$ 600 do Auxílio Brasil é antecipada
Em dezembro de 2023, preço do arroz atinge o maior valor em dezoito anos

Cientista adverte sobre possibilidade de tempestade solar desconectar a internet por meses no próximo ano.

Em uma previsão chocante, o professor Peter Becker, da Universidade George Mason, alerta que uma tempestade solar pode desencadear um “apocalipse” na internet no próximo ano. A análise, divulgada pelo Insider Paper nesta quarta-feira (13) novembro, destaca o papel crucial de Becker no desenvolvimento de sistemas de alerta para atividades solares que possam prejudicar a tecnologia global.

Becker observa que a internet cresceu em uma era de relativa tranquilidade solar e agora enfrenta um período mais ativo, marcando a primeira vez na história em que há uma convergência entre o aumento da atividade solar e a dependência humana da internet.

A mais recente atualização do Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA sugere que o Ciclo Solar 25, prevendo uma supertempestade solar, pode atingir seu pico mais cedo do que inicialmente previsto. Embora as projeções apontassem para julho de 2025, agora se acredita que a fase mais intensa pode ocorrer já no próximo ano.

Becker destaca os potenciais impactos da supertempestade solar, incluindo perturbações na rede elétrica, satélites, cabos de fibra óptica subterrâneos revestidos de cobre, sistemas de navegação e GPS, transmissores de rádio e equipamentos de comunicação. Ele adverte que, em eventos como este, até mesmo dispositivos aparentemente seguros podem ser danificados, enfatizando a necessidade de ações rápidas para preservar os sistemas.

Cada minuto, conforme explicado pelo pesquisador, será crucial para garantir a manutenção, destacando a importância de alertas antecipados para proteger satélites e desligar transformadores de rede a fim de evitar danos.

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0