HomeNOTÍCIAS

SUS terá teste rápido de hanseníase; diagnóstico precoce evita sequelas da doença

Brasil terá primeiro teste rápido gratuito de hanseníase do mundo.SUS terá teste rápido de hanseníase; diagnóstico precoce evita sequelas da doe

Projeto que permite criar escolas cívico-militares é aprovado em SP
Árbitro passa mal e desmaia em jogo da Copa América
Equipe da KR Saúde marca presença no programa Manhã Total, apresentado pelo repórter Beto Ribeiro

Brasil terá primeiro teste rápido gratuito de hanseníase do mundo.

SUS terá teste rápido de hanseníase; diagnóstico precoce evita sequelas da doença. A testagem para a doença vai ficar disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

Além dos testes rápidos, o SUS também vai ofertar testes de biologia molecular, que dependem de análise em laboratório.

Esses testes mais detalhados serão realizados nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública de dez estados, inicialmente. A expectativa, porém, é alcançar todas as unidades federativas até 2023.

No evento em que o Ministério da Saúde anunciou a incorporação no SUS dos testes de hanseníase, o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Nereu Manzano, falou sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

A hanseníase é uma doença bacteriana que acomete principalmente nervos periféricos e pele, e, quando não é corretamente tratada, causa deformidades e incapacidades físicas.

Leia também:

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são dormência, formigamento e diminuição de força nas mãos, pés ou pálpebras, e manchas brancas ou avermelhadas com diminuição ou perda da sensibilidade.

De 2016 a 2020, foram diagnosticados pouco mais de 155 mil casos novos de hanseníase no Brasil – cerca de 55 em cada 100 deles em pessoas do sexo masculino.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0