SUS terá teste rápido de hanseníase; diagnóstico precoce evita sequelas da doença

HomeNOTÍCIAS

SUS terá teste rápido de hanseníase; diagnóstico precoce evita sequelas da doença

Brasil terá primeiro teste rápido gratuito de hanseníase do mundo. SUS terá teste rápido de hanseníase; diagnóstico precoce evita sequelas da doe

Acidentes de trânsito mataram 5.381 pessoas em 2021
Vendas do comércio crescem 0,6% em novembro
Peritos do INSS anunciam paralisação para a próxima segunda-feira
PUBLICIDADE

Brasil terá primeiro teste rápido gratuito de hanseníase do mundo.

PUBLICIDADE

SUS terá teste rápido de hanseníase; diagnóstico precoce evita sequelas da doença. A testagem para a doença vai ficar disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

Além dos testes rápidos, o SUS também vai ofertar testes de biologia molecular, que dependem de análise em laboratório.

Esses testes mais detalhados serão realizados nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública de dez estados, inicialmente. A expectativa, porém, é alcançar todas as unidades federativas até 2023.

No evento em que o Ministério da Saúde anunciou a incorporação no SUS dos testes de hanseníase, o representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Nereu Manzano, falou sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

PUBLICIDADE

A hanseníase é uma doença bacteriana que acomete principalmente nervos periféricos e pele, e, quando não é corretamente tratada, causa deformidades e incapacidades físicas.

Leia também:

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são dormência, formigamento e diminuição de força nas mãos, pés ou pálpebras, e manchas brancas ou avermelhadas com diminuição ou perda da sensibilidade.

De 2016 a 2020, foram diagnosticados pouco mais de 155 mil casos novos de hanseníase no Brasil – cerca de 55 em cada 100 deles em pessoas do sexo masculino.

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0