Projeto de Lei visa aumentar a multa para quem utiliza o celular ao volante, devido aos altos riscos de acidente que a prática causa.Utilizar o
Projeto de Lei visa aumentar a multa para quem utiliza o celular ao volante, devido aos altos riscos de acidente que a prática causa.
Utilizar o celular enquanto se dirige aumenta muito o risco de acidentes, por isso existem punições bem graves para quem tem esse hábito. O ato pode colocar em risco a vida do motorista e dos pedestres, pois a atenção é muito reduzida quando dividida com o eletrônico.
Considerada uma infração gravíssima, a multa prevista para esse tipo de condução é de R$ 292,47, além de adicionar sete pontos na carteira. A penalidade é aplicada também quando o motorista utiliza o celular com o carro parado em congestionamento e semáforos.
Ao utilizar o celular no volante, o risco de acidentes cresce 400%, e é por isso que esse tipo de conduta é a terceira causa de morte no trânsito, perdendo apenas para o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante.
Hoje, no Brasil, uma média de 28 motoristas são flagrados utilizando o celular enquanto dirigem por hora, e foi pensando nisso que a senadora Maria do Carmo Alves criou um Projeto de Lei para aumentar o valor da penalidade para esse tipo de infração.
Veja também
Petrobras reduz preços de venda de gasolina para as distribuidoras
Famílias com crianças autistas conseguem autorização para sacar o saldo do FGTS
Caixa Econômica Federal libera abono do PIS/Pasep
Acredita-se que o número total de pessoas que cometem este ato seja muito mais alto, porém, uma pequena parcela deles é flagrada. Infelizmente isso contribui para um alto número de acidentes, muitos deles fatais.
A senadora acredita que o agravo das penalidades pode diminuir a prática, já que a ideia é aumentar o valor da multa, para que os condutores tenham mais receio de serem pegos e terem que desembolsar um valor maior.
“Acredito que o agravamento da pena tende a diminuir o uso do celular ao volante e, consequentemente, o número de acidentes nas ruas e nas estradas brasileiras”, disse ela.
O PL que está sendo analisado no senado é o nº 2699/2022, que visa alterar a Lei nº 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro. Se aprovado, a partir do ano que vem, quem for pego cometendo a infração terá que desembolsar um valor ainda maior.
COMENTÁRIOS