Saiba como emitir o RG digital

HomeNOTÍCIAS

Saiba como emitir o RG digital

Saiba mais sobre o novo RG digital, que já está valendo desde o dia 1º de março. Confira como e quando emiti-lo. Nomeada RG digital, a nova Carte

Cerca de três em cada dez consumidores pretendem presentear alguém no Natal
MEI: O faturamento máximo anual poderá ser ampliado
Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica
PUBLICIDADE

Saiba mais sobre o novo RG digital, que já está valendo desde o dia 1º de março. Confira como e quando emiti-lo.

PUBLICIDADE

Nomeada RG digital, a nova Carteira de Identidade Nacional já encontra-se como documento oficial, de acordo com o decreto publicado no dia 1º de março.

Entretanto, ainda há algumas dúvidas que não vieram a ser esclarecidas, por exemplo, a obrigatoriedade, prazos e emissão do documento. Mas, a fim de ajudar você a entender melhor sobre o assunto e como emitir a sua, iremos lhe tirar essas dúvidas.

RG digital

Este novo documento unirá o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A decisão foi tomada devido à desatualização do documento atual, ao nível de, ao emitir o RG em um estado e requerer a segunda via em outro poderá possuir um documento de identidade solicitado com números diferentes, em outras palavras, é possível obter dois RG com números divergentes.

LEIA TAMBÉM:

Mas, devido à atualização do documento, o RG digital concederá a união do CPF e não será mais possível conseguir dois documentos. Além disso, esta novidade poderá ser validada por meio de QR Code, a qual fornecerá uma análise online e off-line do documento.

PUBLICIDADE

Sou obrigado (a) a trocar de documento?

Segundo o decreto publicado pelo governo federal, o RG atual continuará com uma validade de 10 anos para o cidadão com até 60 anos de idade (pessoas com mais de 60 anos, será por tempo indeterminado), ou seja, a obrigatoriedade não acontecerá tão cedo.

Vale destacar que o novo RG digital, não irá substituir nenhum outro documento, apenas o próprio documento de identidade.

Como realizar a emissão?

Até o momento, é necessário que o indivíduo se dirija até as unidades do Poupa Tempo e Expresso Cidadão localizados em seu munícipio para encaminhar a emissão.

Caso queira obter um novo RG digital, é preciso que o cidadão possua em mãos a sua certidão de nascimento ou casamento em formato físico ou digital. Este documento será enviado em papel de segurança ou cartão de policarbonato (plástico).

Você poderá ter acesso ao novo RG por meio do site oficial do governo (gov.br).

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0