HomeNOTÍCIAS

PT quer a criação de moeda única para América Latina

Declaração foi dada pelo ex-chanceler de Lula, Celso Amorim.O ex-chanceler de Lula (PT), Celso Amorim, concedeu entrevista ao Globo, nesta terça

Lula extingue Secretaria de Educação para Surdos
Lula deixa evento em Nova York após equipe ser barrada pelo Serviço Secreto
Lula diz que é ‘impossível’ Bolsonaro tirar a sua vantagem no segundo turno

Declaração foi dada pelo ex-chanceler de Lula, Celso Amorim.

O ex-chanceler de Lula (PT), Celso Amorim, concedeu entrevista ao Globo, nesta terça-feira (6), e alinhado ao discurso do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que enxerga com bons olhos a ideia de criar uma moeda única para a América Latina. Segundo ele, a pauta envolve diretamente o futuro ministro da Fazenda, cujo nome mais cotado para o cargo é Fernando Haddad (PT). O ex-prefeito paulistano é defensor da proposta.

Acho uma ideia boa. Temos de retomar o espírito integracionista e acho que essa é uma força que pode nos ajudar muito – declarou Amorim.

Veja também

A criação de uma moeda única para a América Latina foi defendida por Lula durante a campanha eleitoral como forma de reduzir a dependência do Brasil e demais países sul-americanos do dólar.

Com a ventilação do nome de Haddad ao ministério da Fazenda, a proposta ganhou força. Em abril deste ano, o ex-ministro da educação escreveu um artigo com Gabriel Galípolo, economista e ex-presidente do banco Fator, defendendo que os países da América do Sul ampliariam sua soberania com moeda compartilhada com maior liquidez internacional.

– A criação de uma moeda sul-americana é a estratégia para acelerar o processo de integração regional, constituindo um poderoso instrumento de coordenação política e econômica para os povos sul-americanos. É um passo fundamental rumo ao fortalecimento da soberania e da governança regional, que certamente se mostrará decisivo em um novo mundo – escreveram no artigo publicado pela Folha de S.Paulo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0