Primeiros passos para começar a investir

HomeNOTÍCIAS

Primeiros passos para começar a investir

Se você está lendo isso é porque se interessa pelo mundo das finanças, quer começar a investir e ver o retorno do seu dinheiro, é exatamente sobre iss

Dívidas já criam parcelas de conta de luz em 24 vezes
Aprovado alteração no cálculo do ICMS sobre combustíveis
Saiba como fazer seu dinheiro render
PUBLICIDADE

Se você está lendo isso é porque se interessa pelo mundo das finanças, quer começar a investir e ver o retorno do seu dinheiro, é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Saiba os primeiros passos para começar a investir. Fica com a gente até o final para ver todas as dicas e colocar esse dinheiro para render. Você precisa ter em mente o seguinte, investir não é um jogo de azar, não se trata de apostar e de ficar rico da noite para o dia. O objetivo dos investimentos é fazer crescer o nosso patrimônio de forma consciente e escalonada. Porém a muito mais coisas por trás disso, vejamos!

Entenda esse ponto – Por que investir?

Investir pode fornecer outra fonte de renda, financiar sua aposentadoria ou até mesmo tirar você de um aperto financeiro.

Acima de tudo, investir aumenta sua riqueza – ajudando você a cumprir suas metas financeiras e aumentando seu poder de compra ao longo do tempo. Ou talvez você recentemente tenha vendido sua casa ou ganhou algum dinheiro. É uma decisão sábia deixar o dinheiro trabalhar para você.

Embora o investimento possa gerar riqueza, você também desejará equilibrar os ganhos potenciais com o risco envolvido. E você vai querer estar em uma posição financeira para fazer isso, o que significa que precisará de níveis de dívida administráveis, ter um fundo de emergência adequado e ser capaz de enfrentar os altos e baixos do mercado sem precisar acessar seu dinheiro.

Defina o seu perfil de investidor

Com isso nos referimos ao tipo de risco com o qual você se sente confortável, responda as seguintes perguntas;

  • Em quanto tempo vou precisar resgatar o valor investido?
  • Estou disposto a correr algum risco para ter uma chance de ganhos maiores?

Ter uma visão geral sobre esse tipo de questionamento e possibilidades, vai te ajudar a escolher melhor seu perfil de investidor e a lhe direcionar para o investimento correspondente.

Primeiros passos para começar a investir

Defina o seu perfil de investidor

Defina uma quantia para investir

A maioria dos investimentos exige um prazo mínimo obrigatório, ou seja, você não terá acesso ao seu dinheiro no mês seguinte ao início do investimento, com quanto dinheiro você se sentirá confortável ou desconfortável?

Lembre-se de que isso não deve afetar suas finanças pessoais, nem dos seus negócios. Você também pode investigar qual é o valor mínimo em cada instrumento de investimento, e escolher com base nisso.

Dado esses dois importantes primeiros passos, vamos conhecer um pouco sobre os tipos de investimentos que você tem como opção.

Tipos de investimento

Renda fixa

Renda fixa é uma modalidade de investimento em que o emissor garante o retorno do dinheiro investido com um determinado percentual de retorno pactuado desde o início do investimento.

São investimentos que costumam ter pouco ou nenhum risco, pois o emissor promete dar um percentual de retorno de acordo com o capital investido, porém, é de extrema importância que haja um contrato de garantia com as condições previstas na lei.

Como funciona a renda fixa?

Caracteriza-se por saber qual será a percentagem de retorno que vai obter no final do seu investimento.

Os retornos estipulados no contrato de seu investimento devem ser respeitados, não importando se o preço sobe ou desce no mercado financeiro durante o período de vigência do seu investimento, desde que o contrato não seja violado prematuramente.

Se o investimento for cancelado ou suspenso antes do vencimento, os juros podem ser diferentes.

Dividendos

Investimentos no mercado de ações podem se tornar um pouco mais seguros com ações que pagam dividendos.

PUBLICIDADE

Os dividendos são parcelas do lucro de uma empresa que podem ser pagas aos acionistas, geralmente trimestralmente.

Com um estoque de dividendos, você não só pode ganhar com seu investimento por meio da valorização do mercado de longo prazo, mas também ganhar dinheiro no curto prazo.

A compra de ações individuais, quer paguem dividendos ou não, é mais adequada para investidores intermediários e avançados. Mas você pode comprar um grupo deles em um fundo de ações e reduzir o risco.

Para quem é indicado?

Os fundos de ações com dividendos são uma boa seleção para quase qualquer tipo de investidor em ações, mas podem ser melhores para aqueles que estão em busca de renda. Aqueles que precisam de renda e podem permanecer investidos por períodos mais longos podem considerá-los atraentes.

Riscos em dividendos

Como acontece com qualquer investimento em ações, as ações de dividendos trazem riscos. Eles são considerados mais seguros do que ações de crescimento ou outras ações não-dividendos, mas você deve escolher seu portfólio com cuidado.

Certifique-se de investir em empresas com um histórico sólido de aumentos de dividendos, em vez de selecionar aquelas com o maior rendimento atual.

Isso pode ser um sinal de problemas futuros. No entanto, mesmo empresas bem-conceituadas podem ser atingidas por uma crise, então uma boa reputação definitivamente não é uma proteção.

Liquidez

Você pode comprar e vender seu fundo em qualquer dia de abertura do mercado e os pagamentos trimestrais são líquidos.

Para ver o melhor desempenho em seu investimento em ações de dividendos, um investimento de longo prazo é fundamental. Você deve tentar reinvestir seus dividendos para obter os melhores retornos possíveis.

Primeiros passos para começar a investir

Commodities

Commodities são produtos físicos nos quais você pode investir. Eles são comuns em mercados futuros, onde produtores e compradores comerciais – em outras palavras, profissionais – procuram proteger sua participação financeira nas commodities.

Os investidores de varejo devem ter certeza de que entendem completamente os futuros antes de investir neles.

Em parte, isso ocorre porque o investimento em commodities corre o risco de que o preço de uma commodity se mova abruptamente em qualquer direção devido a eventos repentinos.

Por exemplo, ações políticas podem mudar muito o valor de algo como o petróleo, enquanto o clima pode impactar o valor dos produtos agrícolas.

Como você pode ganhar dinheiro: os investidores às vezes compram commodities como proteção para suas carteiras durante a inflação. Você pode comprar commodities indiretamente por meio de ações e contratos futuros.

Bem os tipos de investimentos são muitos, os passos resumidamente são; identificar seu perfil, planejar o quanto quer investir, estudar os melhores tipos de investimentos, buscar mais informações e então investir.

Gostou dessas dicas? Comente e compartilhe!

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0