HomeNOTÍCIAS

Preço da cerveja deve subir, alerta a indústria cervejeira

Preço da cerveja deve subir, alerta a indústria cervejeira

Indústria cervejeira no Brasil está enfrentando um desafio que pode resultar em um aumento nos preços da cerveja.Segundo informações obtidas pel

Estudo mostra que beber acelera envelhecimento do cérebro
Valor do preço das cervejas devem aumentar
Criado 1ª cerveja saudável que pode repor nutrientes durante atividade física

Indústria cervejeira no Brasil está enfrentando um desafio que pode resultar em um aumento nos preços da cerveja.

Segundo informações obtidas pelo jornal Folha de São Paulo, a Ambev (ABEV3) e a Heineken, líderes do setor, alertaram que a elevação dos impostos do setor está sendo considerada, o que poderia afetar diretamente o preço final dos produtos.

O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), representante dos fabricantes, divulgou um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que revelou que, entre 2019 e 2022, as empresas absorveram 52,8% do aumento dos custos de produção. Como resultado, o sindicato afirma que houve um repasse de 14% desses custos para os preços dos produtos.

Vale ressaltar que o setor cervejeiro é um componente relevante no cálculo da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Consequentemente, esse repasse de custos para os preços impactou ainda mais as margens de lucro das empresas.

Entre os mais afetados por essa situação estão as microcervejarias, que relatam não ter obtido retorno algum.

Apesar desse cenário desafiador, a indústria cervejeira mantém uma expectativa positiva para o restante de 2023. Espera-se um aumento de 4,5% na produção e consumo de cerveja.

É importante acompanhar de perto o desenrolar dessa situação, pois uma possível elevação nos preços da cerveja pode afetar o comportamento de consumo dos brasileiros, além de ter consequências econômicas para toda a cadeia produtiva do setor cervejeiro.

LEIA TAMBÉM

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0