HomeNOTÍCIAS

PIX é responsável por 70% de fraudes no Brasil

Em um levantamento feito pelo Serasa Experian, foi constatado que, apenas em maio de 2021 ocorreram um total de 331,2 mil vítimas de golpes.PIX

Você costuma usar o Pix regularmente
Governo de SP libera pagamentos via Pix para emissão de CNH e registro de veículo 0 Km
Até quando o 13º salário pode ser depositado pela empresa?

Em um levantamento feito pelo Serasa Experian, foi constatado que, apenas em maio de 2021 ocorreram um total de 331,2 mil vítimas de golpes.

PIX é responsável por 70% de fraudes no Brasil. É inegável que tem ocorrido uma alta nos golpes financeiros dentro do país. Estima-se que o valor envolvido nestes acontecimentos chegue a R$ 2,5 bilhões ainda este ano.

E cerca de R$ 1,8 bilhão, isto é, aproximadamente 70%, tem total ligação com a ferramenta que entrou em ação em 2020, popularmente conhecida como PIX.

A ferramenta, nada mais é do que um pagamento instantâneo desenvolvido pelo próprio Banco central e que passou a ser utilizada em grande escala logo que foi disponibilizada.

Veja também

No entanto, de acordo com as informações encontradas pelos sistemas financeiros, há uma determinada possibilidade de que este número não esteja completamente exato, uma vez que nem todos os golpes passam a ser reportados aos bancos pelos próprios clientes.

Mas, embora não haja nenhuma ideia sobre qual seja o verdadeiro número, estima-se que durante o período pandêmico os golpes tenham conseguido triplicar dentro de dois anos.

Em um levantamento feito pelo Serasa Experian, foi constatado que, apenas em maio de 2021 ocorreram um total de 331,2 mil vítimas de golpes, dos quais 176 mil estavam ligados a fraudes bancárias.

Mas, não foram apenas estas instituições que passaram a perceber a gravidade do problema, como também o Braço antifraude do serviço de monitoramento de crédito Boa Vista, a Konduto.

Segundo o que a empresa divulgou, de ­janeiro à abril desse ano, 9 milhões de tentativas fraudulentas já aconteceram. Só em abril, 2 milhões de ocorrências já foram registradas, o que mostra um aumento de 117% ao realizar um comparativo com o mesmo período no ano anterior.

 

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0