O Auxílio Brasil pode ser ampliado em 2023? Confira aqui o que você precisa saber acerca desse auxílio!O Governo Federal é responsável pela elab
O Auxílio Brasil pode ser ampliado em 2023? Confira aqui o que você precisa saber acerca desse auxílio!
O Governo Federal é responsável pela elaboração de leis e políticas públicas que promovem o bem estar social. Nesse sentido, o Auxílio-inclusão é uma das medidas destinadas a pessoas com deficiência ou idosos com mais 65 anos. Para receber o auxílio é necessário possuir algumas condições específicas como:
Ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com status ativo, cessado ou suspenso nos últimos cinco anos por ingresso no mercado de trabalho;
Possuir deficiência, seja ela de natureza física, mental, intelectual ou sensorial com efeitos por dois anos ou mais;
Possuir renda mensal familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa;
Conseguir ou já estar trabalhando em um emprego formal com carteira assinada.
Dessa maneira, mesmo sendo um auxílio concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não é preciso que o trabalhador tenha cumprido período de carência de contribuições com a Previdência Social.
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Dessa forma, o valor do auxílio-inclusão é sempre a metade do salário mínimo vigente. Neste sentido, como no próximo ano teremos reajuste no salário mínimo de 7,41%, possuindo uma estimativa de aumento de R$ 1.212 para $1.302, assim como outros subsídios como aposentadoria, seguro-desemprego, o auxílio-inclusão provavelmente também sofrerá ajustes. Em vista disso, é importante salientar que no dia 31 de agosto de 2022, a proposta orçamentária para 2023 foi encaminhada para o Congresso Nacional. Logo, é esperado que o auxílio aumente de R$ 606 reais para o equivalente a R$ 651 reais.
No que se refere a solicitação do auxílio, existe a possibilidade de ser solicitado de duas formas: sendo a primeira por telefone, ligando para o número 135, Central de Atendimento do INSS. Já a segunda maneira, é pela internet através do portal Meu INSS. Será necessário informar número de CPF e ter os dados do CadÚnico atualizados. O tempo de resposta deve ser de até 30 dias úteis. Nesse período, o solicitante pode verificar o andamento do benefício em “Consultar Pedidos” Para executar sua solicitação é necessário seguir os seguintes passos:
- Entrar no Meu INSS com CPF e senha cadastrados no Gov.BR;
- Clicar em “Novo Pedido” e digitar o nome do benefício;
- Na lista de repasses, escolher o auxílio-inclusão;
- Ler o texto e prosseguir de acordo com as instruções.
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