Mais de 830 mil mesárias e mesários voluntários vão atuar nas eleições de 2022. O número é 93% maior em comparação as eleições de 2018, quando foram r
Mais de 830 mil mesárias e mesários voluntários vão atuar nas eleições de 2022. O número é 93% maior em comparação as eleições de 2018, quando foram registrados cerca de 430 mil mesários.
Já o aumento contabilizado entre as eleições municipais de 2020 e as gerais deste ano é de 23%. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira, 22.
No geral, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais neste ano. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição.
O eleitor tem o prazo de cinco dias para contestar a convocação, a partir do recebimento. O trabalho é obrigatório, e a dispensa só ocorre em casos excepcionais, mediante apreciação de juíza ou juiz eleitoral.
Veja também
Petrobras reduz preços de venda de gasolina para as distribuidoras
Famílias com crianças autistas conseguem autorização para sacar o saldo do FGTS
Caixa Econômica Federal libera abono do PIS/Pasep
Desde 2004, a Justiça Eleitoral mantém o Programa Mesário Voluntário, por meio do qual a pessoa interessada pode se candidatar para trabalhar no dia da eleição.
O programa foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos.
Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser nomeado para a função. Todos os mesários – convocados e voluntários – têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento, sem perder o salário.
O mesário ganha auxílio-alimentação no dia da eleição, um certificado de participação de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.
COMENTÁRIOS