HomeNOTÍCIAS

Novo RG já está disponível para emissão ao público

Já está liberada a emissão do novo RG, onde ela poderá ser feita gratuitamente nos postos oficiais dos órgãos públicos estaduais.Já está liberad

Nova carteira de identidade substitui RG pelo CPF e deve ser emitida em todo Brasil
Brasileiros ganham em 2022 três documentos de identificação novos
Perdeu a placa do veículo? Veja o passo a passo do Detran-SP para emitir uma nova

Já está liberada a emissão do novo RG, onde ela poderá ser feita gratuitamente nos postos oficiais dos órgãos públicos estaduais.

Já está liberada a emissão do novo RG, onde ela poderá ser feita gratuitamente nos postos oficiais dos órgãos públicos estaduais, como o caso da Secretaria de Segurança Pública.

O documento está contando com um novo formato, onde estará juntando o antigo Registro Geral (RG), e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Seguindo essa linha, vale destacarmos que mesmo que o documento seja obrigatório para todos os cidadãos até seus 60 anos, ele estará sendo substituído gradualmente, enquanto a versão antiga segue válida até o ano de 2032.

Conforme informações do Ministério da Economia, só poderão ser emitidas as novas identidades para os cidadãos que estão com suas informações de CPF atualizadas.

Para quem não possui ou tem alguma pendência de informação incorreta no documento, precisa procurar o atendimento da Receita Federal para poder resolver a questão.

Veja também

Além disso, também estará sendo disponibilizada a modalidade de RG Digital para qualquer aparelho móvel, seja ele iOS ou Android.

Então, a partir do momento que solicitar o novo documento, os órgãos estaduais poderão validar suas informações de identificação do cidadão através da plataforma gov.br.

Como verificar se minha região está emitindo o novo RG?

A fim de conferir se a região onde você mora está realizando as emissões do novo modelo de RG, você pode buscar as informações juntamente às redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão.

Feito isso, para poder solicitar a sua nova versão de RG você precisa ter sua certidão de nascimento em mãos ou certidão de casamento.

É importante dizer também que as instituições responsáveis por emissão de RG que não estiverem aptas para fazer o novo documento, terão até o dia 6 de março do próximo ano para poderem já estarem aptos a emitir.

O que foi destacado como principal alteração no novo RG é que agora ele poderá ser utilizado digitalmente, através do aplicativo, que será autenticado por QR Code e funcionará da mesma forma de modo offline. Isso foi feito com o objetivo de que seja realizada a validação eletrônica visando a redução nos casos de falsificação.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0