HomeNOTÍCIAS

Novo app do RG digital está disponível para quais estados do Brasil

O novo documento traz o código MRZ, que facilita a entrada de brasileiros em países do Mercosul. Fique por dentro.Foi anunciado, no início desse

8 coisas que podem fazer com que você seja banido do WhatsApp
Inteligência artificial vai incrementar mundos virtuais na rede de metadados do Facebook
Perdeu o celular dentro ou fora de casa? Saiba como ativar a localização usando o computador

O novo documento traz o código MRZ, que facilita a entrada de brasileiros em países do Mercosul. Fique por dentro.

Foi anunciado, no início desse ano, um novo modelo de RG, através do Decreto n° 10.977/2022. No entanto, mesmo com a boa notícia em vigor desde agosto, a versão digital não será encontrada em todos os estados do Brasil, pelo menos por enquanto.

A CIN (Carteira de Identidade Nacional) também está passando por reformulações, a fim de melhorar a segurança para os brasileiros. O RG (Registro Geral) será unificado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) na nova versão, isso aconteceu por meio de uma medida do Governo para evitar fraudes no país, visto que seria possível adquirir um RG para cada estado. As Secretarias de Segurança Pública do Estado serão responsáveis pela emissão dos novos documentos.

Agora, a versão digital do documento tem roubado a cena entre os brasileiros. Antes, o RG era oferecido apenas na versão física, mas agora poderá ser utilizada a versão digital em apenas alguns estados. Outros documentos, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até mesmo o Título de Eleitor, estão sendo oferecidos digitalmente há anos.

Veja também

Quais estados possuem a versão digital do RG?

Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Goiás, Paraíba, Alagoas e Distrito Federal já disponibilizam o acesso ao RG pelo celular.

RG pelo celular

Antes de tudo, é preciso verificar se o estado onde você reside está oferecendo o RG Digital. Se o seu estado já está liberado, o aplicativo estará disponível para os sistemas Android e iOS, basta digitar “Identidade Digital” junto à sigla do seu estado. Feito isso, será possível scanear o documento RG (a parte de dentro do documento) e, depois, o app vai pedir o reconhecimento facial para confirmar a sua identidade.

Novo RG

Algumas informações que vão constar no novo RG:

  • Órgão expedidor
  • Federação em que o documento foi expedido
  • Nome completo, filiação, nacionalidade, local, data de nascimento e sexo
  • Número do RG
  • Foto em 3×4 cm
  • Assinatura do titular
  • Impressão digital do polegar direito
  • Data de validade, data de expedição do documento e local
  • Código de barras em QR Code
  • Assinatura do dirigente do órgão expedidor
  • Número da matrícula de nascimento ou de casamento

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0