HomeCOTIDIANO

Nova lei proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos; punição pode chegar a 5 anos de prisão

Nova lei proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos; punição pode chegar a 5 anos de prisão

Medida visa coibir práticas cruéis com animais de estimação e prevê multa, reclusão e perda da guarda para quem desrespeitar a proibição.A parti

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional
Cientistas querem criar IA capaz de traduzir falas de animais
Donos e cães podem ter personalidades parecidas, dizem estudos

Medida visa coibir práticas cruéis com animais de estimação e prevê multa, reclusão e perda da guarda para quem desrespeitar a proibição.

A partir de agora, tatuagens e piercings com fins estéticos em cães e gatos estão oficialmente proibidos no Brasil. A nova Lei nº 15.150, que já está em vigor, estabelece penas rígidas para quem submeter os animais a esse tipo de procedimento. A punição para o tutor ou responsável pode chegar a cinco anos de reclusão, além do pagamento de multa e a perda da guarda do animal.

Segundo o texto legal, a pena também se aplica a quem autorizar ou permitir que a intervenção seja feita. E se o animal morrer por causa das modificações, a punição será ainda maior.

A medida foi criada para combater a crueldade contra animais, especialmente no uso de modificações corporais que servem apenas à estética humana e não trazem nenhum benefício ao bem-estar do pet.

“Essas práticas violam os direitos básicos dos animais. Eles não têm como consentir, e as dores e riscos envolvidos são inaceitáveis”, destacou uma nota da entidade de proteção animal Ampara Animal.

Procedimentos permitidos

A nova lei faz uma distinção clara entre modificações estéticas e procedimentos necessários. Continuam permitidas as marcações feitas para identificar animais castrados ou para garantir a rastreabilidade de animais de produção, como bois, cavalos e porcos — práticas comuns no agronegócio.

Maus-tratos a animais

A proibição de tatuagem e piercing em cães e gatos se soma a outras normas já existentes no país que combatem os maus-tratos a animais. A legislação brasileira vem se tornando mais rígida na proteção dos direitos dos animais domésticos, refletindo uma mudança no comportamento da sociedade em relação ao respeito e à responsabilidade com os pets.

Fique por dentro de todas as atualizações aqui no Notícia 360, seu site de confiança em Araras e região.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: