Mesmo com inflação consumidores pretendem fazer compras na Black Friday

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Mesmo com inflação consumidores pretendem fazer compras na Black Friday

De acordo com números - 43,9% mostram falta de confiança por considerar que os preços são maquiados e a promoção, uma 'Black Fraude'. Já outros 33,9%

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De acordo com números – 43,9% mostram falta de confiança por considerar que os preços são maquiados e a promoção, uma ‘Black Fraude’. Já outros 33,9% alegam questões financeiras como orçamento apertado, endividamento e preços caros por conta da pandemia.

Mesmo com inflação consumidores pretendem fazer compras na Black Friday. Um levantamento realizada pelo Reclame Aqui, de 8 a 11 de novembro de 2021 com a participação de 31.367 respondentes, mostra que 53% dos entrevistados não pretendem comprar na Black Friday. Entre os motivos estão maquiagem de preços, desconfiança nas promoções, preços altos e orçamento apertado.

Contudo, o percentual de pessoas que não pretendem comprar caiu em relação a outras pesquisas realizadas pelo instituto, que antes era de 79%. Já a intenção de comprar subiu do patamar de 20% nos levantamentos anteriores para 47% nesta última pesquisa.

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Os motivos indicados pelos consumidores para não participar da data de promoções são:

  1. Os preços são maquiados, não tem promoções de verdade: 22,3%
  2. Não confia na promoção, é uma “Black “Fraude”: 21,6%
  3. Não precisa de nenhum produto novo: 18,6%
  4. Orçamento apertou, este ano não tem dinheiro: 14,1%
  5. Está endividado: 10,5%
  6. Não vale a pena, está tudo muito caro por conta da pandemia: 9,3%
  7. Já aproveita promoções durante o ano todo: 3,6%

Do total dos entrevistados, 46,3% afirmam que monitoram preços há pelo menos 3 meses.

  1. Estão há 6 meses ou mais: 25,4%
  2. Estão há 3 meses monitorando: 20,9%
  3. Estão há 1 mês monitorando: 26,3%
  4. Deixam para olhar preços no mês da Black Friday: 18,8%
  5. Conferem os preços só no dia da Black Friday: 8,7%

Perguntados se pretendem comprar nas mesmas lojas da Black Friday anterior, 51% afirmaram que querem conhecer novas lojas, o que não é recomendado pelo Reclame Aqui nesta época do ano por conta do risco de golpes.

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Já 66,8% disseram que pretendem antecipar as compras de Natal durante a Black Friday.

A pesquisa mostra ainda que nesta Black Friday a maioria prefere comprar online.

  1. Preferem comprar nos sites das marcas: 41%
  2. Vão comprar pelos aplicativos das lojas: 26,8%
  3. Vão comprar pelos sites de comparação de preço: 13,5%
  4. Só vão comprar em loja física: 8,9%
  5. Vão comprar pelas redes sociais das lojas: 5,4%
  6. Pelo WhatsApp: 2,4%
  7. Lives: 1,9%

Em relação à programação para a compra, 42,3% pretendem comprar a partir das 18h da quinta-feira, véspera da data de promoções, que será na sexta-feira, dia 26, para garantir os melhores preços e produtos em estoque. Já 18,4% vão comprar após as 18h da sexta-feira.

Quanto aos produtos desejados, ao contrário de 2020, em que itens de escritório e decoração para a casa ganharam destaque, neste ano a preferência voltou aos padrões das edições anteriores. Linha branca de eletrodomésticos, eletrônicos e roupas e calçados estão entre os itens mais desejados:

  1. Eletrônicos: 14,4%
  2. Roupas e calçados: 13,6%
  3. Linha branca de eletrodomésticos: 10,9%
  4. Telefones celulares: 10,1%
  5. Decoração/itens para casa: 8,9%
  6. TV: 7,9%
  7. Produtos de beleza: 7%
  8. Alimentos e bebidas: 5,1%
  9. Videogame: 4%
  10. Outros: 18,1%

Perguntados sobre o que vai ser decisivo para as compras, além do preço, a reputação das empresas e as avaliações dos produtos são os fatores mais citados. Veja abaixo:

  1. Preço: 61,6%
  2. Reputação das empresas: 14,8%
  3. Avaliações dos produtos: 11,9%
  4. Valor do frete: 5,6%
  5. Condições de pagamento (boleto, débito, crédito, PIX): 3,9%
  6. Atendimento das lojas: 2,2%

No quesito gastos, 47% dos consumidores pretendem gastar entre R$ 1 mil e acima de R$ 3 mil. Veja abaixo:

  1. Até R$ 200: 9,4%
  2. De R$ 200 a R$ 400: 12,8%
  3. De R$ 400 a R$ 600: 9,5%
  4. De R$ 600 a R$ 800: 7,2%
  5. De R$ 800 a R$ 1 mil: 14,1%
  6. De R$ 1 mil a R$ 2 mil: 16,6%
  7. De R$ 2 mil a R$ 3 mil: 11,9%
  8. Acima de R$ 3 mil: 18,5%

Perguntados sobre o que os consumidores esperam das lojas, os descontos, o frete e a entrega ganharam destaque:

  1. Descontos maiores: 38%
  2. Frete grátis: 18,8%
  3. Entrega mais rápida: 10%
  4. Bom estoque de mercadorias: 9,7%
  5. Sites mais organizados e melhores de acessar: 9,4%
  6. Sistema de compras sem falha técnica: 7,4%
  7. Atendimento eficiente das marcas: 6,7%
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