Em 2021, 83% dos brasileiros tiveram que reduzir gastos. Para 59%, o motivo foi garantir que as contas fossem pagas em dia, enquanto 35% precisavam qu
Em 2021, 83% dos brasileiros tiveram que reduzir gastos. Para 59%, o motivo foi garantir que as contas fossem pagas em dia, enquanto 35% precisavam quitar débitos em atraso e 25% queriam guardar dinheiro.
Maioria dos brasileiros reduziu gastos em 2021 para pagar contas. As soluções encontradas foram diminuir refeições fora de casa, apontada por 55%, e excluir supérfluos da lista do supermercado, adotada por 48%.
Outros 44% deixaram de comprar itens de vestuário, calçados e acessórios.
Os números são de levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, feito em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
A pesquisa mostra que 40% dos consumidores tiveram que renunciar a produtos ou serviços no ano passado e 32% tiveram que usar alguma reserva em dinheiro que possuíam.
Leia também:
- Bolsonaro libera estudantes de escolas privadas sem bolsa no Prouni
- Aposentadoria por invalidez: Como ficou o calendário do benefício para 2022?
- Cuidados fundamentais com cabelos longos
Para metade dos participantes, as condições da economia pioraram em 2021, na comparação com 2020.
Além disso, 92% deixaram de realizar algum projeto ou plano pessoal, por causa do cenário de crise, entre eles, juntar dinheiro, comprar uma casa, fazer uma grande viagem ou pagar dívidas.
COMENTÁRIOS