Índice soma nove meses operando acima dos dois dígitos; grupo do vestuário foi o que registrou maior alta ao longo do mês.O Índice Nacional de P
Índice soma nove meses operando acima dos dois dígitos; grupo do vestuário foi o que registrou maior alta ao longo do mês.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,47% em maio, mostrando uma desaceleração em relação ao mês de abril, quando registrou alta de 1,06%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 9 de junho.
Essa foi a menor variação mensal da inflação desde abril de 2021, quando ficou em 0,31%.
SAIBA MAIS
Governo federal estabelece regras para Registro Nacional Positivo de Condutores
Além da cabeça, enxaqueca provoca dores no pescoço e nos ombros
Promoções têm forte peso no resultado do varejo no início de 2022, diz IBGE
Com o resultado de maio, o IPCA nos últimos 12 meses acumula alta de 11,73%, índice menor do que os 12,13% registrados nos meses anteriores.
Mesmo diante da desaceleração, a inflação anual está há 9 meses rodando acima dos dois dígitos. Em 2022,os preços ao consumidor registraram uma alta de 4,78%.
A maior variação veio do grupo Vestuário, que registrou alta de 2,11%. O grupo de Habitação apresentou queda de 1,7%, sendo o único que não registrou alta.
COMENTÁRIOS