Levantamento é espécie de radiografia da sociedade brasileira e deverá ter primeiros resultados divulgados em dezembro deste ano.Cerca de 60 mil
Levantamento é espécie de radiografia da sociedade brasileira e deverá ter primeiros resultados divulgados em dezembro deste ano.
Cerca de 60 milhões de brasileiros já foram recenseados pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento era para ter sido feito em 2020, mas, por causa da pandemia da Covid-19 e questões orçamentárias, teve um atraso de dois anos. O primeiro balanço foi divulgado nesta terça-feira, 30.
O Censo vai ser finalizado em novembro e, já em dezembro, devem ser divulgados os primeiros resultados dessa espécie de radiografia da sociedade brasileira.
A pesquisa utiliza dois tipos de questionários, um simples e outro completo. 88% dos entrevistados até agora optaram pelo formato simplificado.
Os outros 12% fizeram o modelo completo. As respostas demoram de oito a 18 minutos. Pela primeira vez, o IBGE está investigando a população quilombola do Brasil: cerca de 400 mil quilombolas já foram recenseados, o que representa aproximadamente 0,60% desse público.
Veja também
No primeiro debate na TV, presidenciáveis centram críticas a Bolsonaro e exploram corrupção do PT
TSE determina que eleitor deve entregar celular ao mesário antes de votar na urna eletrônica
Projeto de lei quer incluir MEIs na lista de beneficiários da tarifa social de energia; entenda
Atualmente, 145 mil recenseadores realizam as entrevistas em todo o Brasil, mas ainda há vagas disponíveis para quem queira participar dessa experiência.
O número de trabalhadores atuantes no momento representa menos de 80% do necessário para a realização da pesquisa. Ainda assim, o ritmo de realização do Censo é considerado bom pela diretoria do IBGE.
Entretanto, há diferenças no ritmo de cidade para cidade e também entre Estados e regiões. Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal já têm mais de 50% de suas áreas trabalhadas. Em São Paulo a taxa está abaixo de 30%.
COMENTÁRIOS