Onda gigante foi provocada por erupção de vulcão subaquático em arquipélago no Oceano Pacífico. O tsunami iniciado no arquipélago de Tonga, no Oceano
Onda gigante foi provocada por erupção de vulcão subaquático em arquipélago no Oceano Pacífico.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) detectou a elevação na Estação Maregráfica de Arraial do Cabo, na região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, cerca de 17 horas após o tsunami ser iniciado com a erupção do vulcão subaquático Hunga Tonga Hunga Há’apai.
A onda gigante causou diversos estragos nas ilhas próximas.
“Houve uma discrepância significativa entre a previsão astronômica de maré e a altura do nível d’água do local. A perturbação temporária foi de 8 centímetros.
Logo depois de aproximadamente um dia, os níveis começaram a voltar ao normal”, informou o engenheiro agrimensor do IBGE, Everton Gomes dos Santos.
Leia também:
- Funcionários próximos ao Papa Francisco são diagnosticados com Covid-19
- Ex-participante do ’90 Dias para Casar’ é criticada por faturar vendendo seus peidos em potes
- STF manda Ministério Público fiscalizar vacinação de crianças contra Covid
Nas outras seis estações maregráficas do Brasil, localizadas em Imbituba (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Santana (AP), o fenômeno não foi identificado.
Outros eventos sísmicos relevantes, como o tsunami no Oceano Índico em 2004 e o terremoto no Chile em 2010, também foram detectados pelo sistema de monitoramento do IBGE.
COMENTÁRIOS