Música, eSports, Programas ao vivo, Filmes & Séries e Trejeitos do Twitter são os assuntos mais relevantes na plataforma para a Gen Z.É bem
Música, eSports, Programas ao vivo, Filmes & Séries e Trejeitos do Twitter são os assuntos mais relevantes na plataforma para a Gen Z.
É bem provável que você já tenha se deparado com algum Tweet explicando “como não ser cringe” e oferecendo dicas de como se comunicar com a Geração Z. Os jovens entre 15 e 24 anos tem sua própria linguagem, interesses e comportamentos, e marcam presença no Twitter. De acordo com levantamento inédito do time de pesquisa do Twitter Brasil, quase 40% deles usam a plataforma e 67% são heavy users. Só no primeiro semestre de 2022, 51% de todos os Tweets feitos no país foram realizados por pessoas da Gen Z.
A Geração Z entra em todo tipo de conversa na plataforma, especialmente sobre entretenimento: música, eSports, programas ao vivo de TV, Filmes & Séries, e Trejeitos do Twitter (#novafotodeperfil, #faleitovele e outros tópicos inerentes a plataforma) são os temas favoritos. Super engajados com seus interesses, mais de 70% dos Tweets relacionados à música, games e TV foram feitos por eles. De acordo com a pesquisa, a Geração Z se agrupa em 6 comunidades no Twitter:
- Ativistas: são os principais defensores de causas sociais no Twitter;
- Nerds/Geeks: são fãs da cultura nerd. Comentam animes, séries, filmes e games;
- Fãs de Futebol: comentam sobre os jogos, transações, craques e outros temas que envolvem o cenário nacional e internacional do esporte;
- K-poppers: estão por dentro de tudo relacionado aos seus ídolos;
- Fãs de astrologia: sol, ascendente, lua e mapa astral – a vida e o futuro são as conversas favoritas desse grupo no Twitter;
- eSports: fãs mega engajados em repercutir e falar sobre o cenário competitivo dos jogos que gostam;
Veja também
No primeiro debate na TV, presidenciáveis centram críticas a Bolsonaro e exploram corrupção do PT
TSE determina que eleitor deve entregar celular ao mesário antes de votar na urna eletrônica
Projeto de lei quer incluir MEIs na lista de beneficiários da tarifa social de energia; entenda
Como a Gen Z se comporta no Twitter
A pesquisa do Twitter Brasil também se aprofundou nos comportamentos dos jovens de 15 a 24 anos na plataforma. A maioria deles, 67%, dizem que estão no Twitter para saber o que está acontecendo no mundo, enquanto 45% buscam conteúdo engraçado ou de entretenimento e 29% para encontrar conteúdo sobre produtos e marcas. Compartilhar fotos ou vídeos (25%) e falar com amigos e familiares (20%) vem na sequência.
“O Twitter é aberto, muito diverso, com pessoas que possuem as mais diferentes experiências e visões. Naturalmente, acaba sendo o lugar ideal para encontrar tópicos sobre diferentes assuntos de forma atualizada e rápida. Para a Geração Z, que já nasceu digital, é muito mais intuitivo e natural essa busca”, explica Lucas Andrade, analista de pesquisa do Twitter Brasil.
Quando comparamos com as demais gerações na hora de Tweetar, a Geração Z se expressa mais por meio de conteúdos visuais, usando 2.9x mais imagens, 2.4x mais vídeos e 1.7x mais gifs do que as demais pessoas. Dos seus Tweets, 34% são Retweets, 30% são únicos (originais) e 27% dos Tweets são Replies.
O levantamento foi feito pelo time de pesquisa do Twitter no Brasil com base nas conversas de pessoas entre 15 e 24 anos no primeiro semestre de 2022 no país. Acompanhe @TwitterBrasil e @TwitterCommsBR para receber mais informações sobre estudos, levantamentos e assuntos que estão bombando no Twitter.
COMENTÁRIOS