O cartão de crédito é uma grande mão na roda dos usuários, mas também está entre os maiores responsáveis pelas dividas dos brasileiros.O cartão
O cartão de crédito é uma grande mão na roda dos usuários, mas também está entre os maiores responsáveis pelas dividas dos brasileiros.
O cartão de crédito tem como objetivo facilitar a vida financeira dos usuários, e se utilizado com controle, pode sim ser um santo remédio nas finanças. Porém, ele também é um dos maiores responsáveis por dívidas no país, pois por diversas vezes é utilizado de forma precipitada e descontrolada.
Para evitar ficar negativado e com uma dívida enorme por conta do cartão de crédito, é preciso ter consciência na hora de utilizá-lo. E para isso temos algumas dicas, que podem te ajudar a não entrar em uma furada financeira.
Anote tudo que você gasta
Este é o básico para ter uma vida financeira saudável. Separe um caderninho para anotar todos os seus gastos diários, ali você vai anotar desde as despesas maiores e fixas, como aluguel, conta de luz, financiamento e compras parceladas, como despesas menores, como gastos na padaria. Anotando tudo, você consegue controlar suas despesas e ainda identificar as compras desnecessárias.
Não deixe o limite do seu cartão muito alto
Um limite alto de crédito no cartão é algo que cresce os olhos de muitos, mas quanto é preciso entender que aquele valor não é complemento da sua renda. Então a melhor maneira de se controlar e restringir o limite do cartão e gastar apenas o que está de acordo com sua renda.
Veja também
Petrobras reduz preços de venda de gasolina para as distribuidoras
Famílias com crianças autistas conseguem autorização para sacar o saldo do FGTS
Caixa Econômica Federal libera abono do PIS/Pasep
Evite anuidades
Procure cartões que não cobrem anuidades, pois este é um gasto desnecessário. Hoje em dia há muitos bancos no mercado que não cobram esse tipo de serviço, ou anulam em com o teto de gastos.
Não tenha muitos cartões
Ter muitos cartões pode ser o primeiro passo para um descontrole financeiro, pois com a disponibilidade de mais limites e benefícios, mais se tem vontade de gastar. Por isso o indicado é ter apenas dois cartões, e deixar um apenas para despesas imprevistas.
COMENTÁRIOS