Passagem de massa de ar frio fez com que temperaturas despencassem no Sul e em São Paulo nesta sexta (19) de agosto; mais Estados devem ser atingidos
Passagem de massa de ar frio fez com que temperaturas despencassem no Sul e em São Paulo nesta sexta (19) de agosto; mais Estados devem ser atingidos nos próximos dias.
O ararense teve que tirar o agasalho do guarda-roupa, com a chegada de uma frente fria. A passagem de uma frente fria derrubou a temperatura em todo o Brasil nesta sexta-feira, 19. A frente fria começou a chegar ao país na quarta-feira, 17, mas atingiu mais cidades ao longo da manhã.
A massa de ar polar causou queda brusca em diversas cidades do do Sul e de São Paulo. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos 11 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registraram temperaturas negativas, sendo que a menor marca foi registrada em Bom Jardim da Serra (RS) às 6h, quando os termômetros marcaram -6,4ºC.
Essa foi a menor temperatura na cidade desde 21 de agosto de 2020, quando a marca foi de -8,6ºC, e a menor temperatura do Brasil. Em Santa Catarina, as cidades de São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Urupema registraram neve durante a madrugada desta sexta. Já no Rio Grande do Sul, seis cidades registraram chuva congelada.
Veja também
Petrobras reduz preços de venda de gasolina para as distribuidoras
Famílias com crianças autistas conseguem autorização para sacar o saldo do FGTS
Caixa Econômica Federal libera abono do PIS/Pasep
A previsão é de que todas as regiões do Brasil sintam os impactos da frente fria, com formas e intensidades diferentes. Entre sexta e sábado, 20, a temperatura mínima prevista para São Paulo e Campo Grande é de 7°C. Já em Porto Alegre a marca deve variar entre 2ºC e 5ºC.
No sul e no oeste gaúcho a média deve variar entre -1ºC e 1ºC, enquanto na área da serra gaúcha e no planalto catarinense, os termômetros devem marcar temperaturas entre -3ºC e -6ºC. Para sábado, existe previsão de geada no Sul, Sudoeste e em áreas do Mato Grosso do Sul. Além disso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro devem registrar quedas na temperatura ao longo do dia.
No domingo, 21, o ar frio começa a perder força, mas o Rio Grande do Sul e Santa Catarina continuam com previsão de geada. Estados do Norte e do Nordeste também devem sentir as quedas de temperatura durante o fim de semana.
A mudança brusca de temperatura preocupa os produtores de uva da serra gaúcha, já que as condições são determinantes para a vida das videiras.
No momento, as videiras estão em fase de dormência, em repouso absoluto. Entretanto, mesmo com a aparente inatividade, elas podem ser prejudicadas pelas baixas temperaturas, que podem levar a uma eventual perda de safra, que acarretaria em problemas financeiros para os produtores e para o público, que veria o preço da uva aumentar rapidamente.
COMENTÁRIOS