Decisão, tomada em conjunto com a Uefa, é resposta da entidade à invasão da Ucrânia e afeta também futebol feminino e categorias de base.Fifa su
Decisão, tomada em conjunto com a Uefa, é resposta da entidade à invasão da Ucrânia e afeta também futebol feminino e categorias de base.
Fifa suspendeu a Federação de Futebol da Rússia. A Fifa confirmou, na tarde desta segunda-feira, 28, a suspensão da seleção da Rússia de competições internacionais de futebol, que já estava sendo cogitada nos últimos dias.
Com a decisão, tomada em conjunto com Uefa, a Rússia está proibida de disputar as Eliminatórias e, assim, ficará de fora da Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022.
Como a punição é contra a Federação de Futebol da Rússia, ela também afeta todas as outras seleções russas, inclusive femininas e de categorias de base, e ainda os clubes locais, que não poderão disputar partidas de competições como Copa dos Campeões e Liga Europa.
A decisão, que foi tomada em conjunto com a Uefa, envolve todas as seleções russas, incluindo seleções de base, masculinas e femininas, além dos clubes do país.
Leia também:
- Será que é possível ser um obeso saudável?
- SUS terá teste rápido de hanseníase; diagnóstico precoce evita sequelas da doença
- Petrobras registra recorde de produção e venda de diesel S-10 em 2021
O Spartak Moscou, por exemplo, foi eliminado da Liga Europa. A Rússia pode recorrer da decisão ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte). As sanções podem cair em caso de acordo de paz entre as nações.
A federação de futebol da Rússia se manifestou sobre a exclusão das equipes nacionais e dos clubes das competições internacionais. A entidade “discorda categoricamente” da suspensão.
— Acreditamos que essa decisão vai contra as normas e princípios das competições internacionais, assim como contra o espírito do esporte. Ela tem óbvio caráter discriminatório e prejudica um largo número de atleta, técnicos, funcionários, clubes e seleções e, mais importante, milhões de Rússia e torcedores estrangeiros — declarou a RFU.
As medidas foram tomadas pelo Bureau do Conselho da Fifa, instância da entidade que inclui os presidentes das seis confederações continentais de futebol, e pelo Comitê Executivo da Uefa – órgão que toma todas as decisões mais importantes do futebol europeu.
A Uefa também anunciou a rescisão do contrato de patrocínio com a empresa estatal russa Gazprom.
COMENTÁRIOS