Fibromialgia pode proporcionar aposentadoria por invalidez

HomeNOTÍCIAS

Fibromialgia pode proporcionar aposentadoria por invalidez

Saiba se é possível uma aposentadoria para quem Fibromialgia. Fique por dentro dos direitos, clique aqui e descubra mais sobre isso. Fibromialgia

Acidentes de trânsito mataram 5.381 pessoas em 2021
Netflix vai cobrar quem compartilhar senha com outras pessoas
Palmeiras x Santos: Federação Paulista define horário e local da decisão da Copinha
PUBLICIDADE

Saiba se é possível uma aposentadoria para quem Fibromialgia. Fique por dentro dos direitos, clique aqui e descubra mais sobre isso.

PUBLICIDADE

Fibromialgia pode proporcionar aposentadoria por invalidez. Quem sofre de fibromialgia está constantemente relatando a dificuldade que encontram na hora de cumprir as tarefas do dia a dia, incluindo as profissionais. Isso porque a doença causa dores fortíssimas nos músculos de articulações de quem é portador da doença reumatológica.

Existem dados que apontam um número de 5 milhões de brasileiros com a doença. De acordo com a Sociedade Brasileira Para Estudo da Dor, essa é uma doença que atualmente tem afetado mais o sexo Feminino.

Com um número tão grande de brasileiros com esse quadro clínico, a busca por aposentadoria por invalidez também cresce no país. Sendo assim, veja quem tem direito, e como receber a aposentadoria por invalidez por motivos de fibromialgia.

Leia também:

Sim, dá para se aposentar por invalidez por motivos de fibromialgia

Primeiramente, a doença pode ser uma das causadoras de invalidade, o que faz com que a aposentadoria de indivíduos portadores seja possível. Porém, depende.

PUBLICIDADE

O paciente deve ter mãos o laudo médico, a apresentação de documentos que demonstrem a incapacidade de trabalhar. Isso acontece porque nem sempre a doença se apresenta em sua forma mais grave. Logo, ter a doença não é o suficiente para se aposentar. O paciente precisa comprovar medicamente que é portador da doença.

A comprovação mediante laudo médico incluirá a perícia médica detalhada de como a doença está se apresentando no individuo. Uma vez com o laudo de invalidade comprovada, fique atento aos passos para dar entrada em uma aposentadoria.

Passo a passo para dar entrada na aposentadoria por invalidade

  • Apresente os documentos médicos ao INSS e peça o afastamento das atividades laborais;
  • Leve junto com a documentação médica, os exames e receitas de medicamentos usados no tratamento.
    A partir desse momento, o INSS irá avaliar o caso, mas com a comprovação médica a rejeição fica difícil.
    Auxílio-Doença

Não conseguiu a aposentadoria? Saiba que ao menos você tem direito ao auxílio doença. Pois, para conseguir tal auxílio, o paciente deve apresentar atestado superior a 15 dias de afastamento das atividades de trabalho.
Para quem deseja recorrer ao auxílio, o laudo médico também é importante. Não se esqueça de passar pela perícia médica.

Com tudo comprovado, o pagamento ocorre enquanto a doença seguir se manifestando. Mas atenção! O auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez somente têm concessão para o cidadão que tem ao menos 12 contribuições ao INSS. Só depois é possível ter acesso ao benefício.

Então, agora que você sabe um pouco mais sobre Aposentadoria para quem Fibromialgia, encaminhe este artigo para quem você sabe que precisa dessa informação.

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0