HomeNOTÍCIAS

Feriados nacionais estão em pauta no Congresso

Dias de descanso nos proporcionam reflexão, além daquela folguinha merecida. Em 2023, poderemos ter novos feriados no calendário brasileiro.Isso

Prejuízo do comércio com feriados será menor em 2022
Ararenses aproveitam feriado prolongado com queda de temperatura e movimentam o Litoral
Festas de Carnaval estão suspensas em várias partes do país

Dias de descanso nos proporcionam reflexão, além daquela folguinha merecida. Em 2023, poderemos ter novos feriados no calendário brasileiro.

Isso mesmo! Existe a possibilidade de termos novos feriados nacionais no ano que vem. Estão em pauta no Congresso três novas datas para acrescentar ao calendário oficial.

Já temos alguns feriados nacionais, entre eles a Proclamação da República, comemorada no dia 15 de novembro, e o Dia do Trabalhador, comemorado dia 1º de maio.

Esses feriados configuram folgas obrigatórias para os trabalhadores, um tempinho a mais de descanso que é muito bem-vindo na rotina agitada dos brasileiros.

Para 2023, estão em tramite no Congresso três Projetos de Lei que visam estabelecer novos feriados nacionais. O calendário, caso sejam autorizados esses feriados, deverá sofrer alterações, o que afeta de forma direta o cronograma de um dos Ministérios, o da Economia.

Quais são os possíveis feriados nacionais?
Existem três feriados que estão em trâmite para se tornarem nacionais. Entre eles, o Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Essa proposta foi dada pelo deputado Hélio Leite (DEM-PA).

Veja também

Essa data comemora a luta das mulheres pelos direitos e igualdade e simboliza a luta mundial delas contra a desigualdade de gênero.

Outro feriado que simboliza uma luta e está em trâmite no Senado Federal é de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Trata-se do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A data já é feriado em alguns estados brasileiros, já em outros é considerada ponto facultativo.

O Projeto de Lei de nº 482/2017 pretende tornar esse dia um feriado nacional. Dessa forma, a data, que simboliza a luta e a história da população negra, poderá ser comemorada em todo o Brasil.

Por fim, o último feriado que poderá se tornar nacional foi proposto pelo deputado Fábio Trad (PSD-MS). Com o Projeto de Lei nº 960/2022, ele pretende instituir como Dia dos Povos Indígenas, dia 19 de abril, um feriado nacional. A data marca a importância dos povos indígenas para o Brasil no sentido histórico, social e cultural.

Tornar esse dia feriado nacional abre espaço para que sejam discutidas as necessidades relacionadas a esse grupo de pessoas.

Esses são os três possíveis feriados nacionais que teremos a mais no ano de 2023. Fique atento aos próximos tramites do Congresso.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0