As negociações internacionais do produto caíram 43% no comparativo anual e chegaram a 108,6 mil toneladas. Dois casos atípicos de vaca louca foram co
As negociações internacionais do produto caíram 43% no comparativo anual e chegaram a 108,6 mil toneladas.
Dois casos atípicos de vaca louca foram confirmados em Minas Gerais e Mato Grosso no dia 4 de setembro, desencadeando a interrupção do comércio e das exportações de carne à China. Após o ocorrido, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) comunicou que as ocorrências no Brasil não representam risco para a cadeia de produção bovina brasileira.
Segundo dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), devido ao embargo imposto pela China há mais de dois meses, as exportações brasileiras de carne bovina em outubro caíram 43% no comparativo anual e chegaram a 108,6 mil toneladas.
Em termos de receita, as vendas de proteína animal também diminuíram. O valor total das exportações no mês passado foi de US$ 541,6 milhões, registrando queda de 31% no comparativo anual. O motivo da forte redução é a suspensão das compras da China, e quase metade das exportações de carnes do Brasil são vendidas a outros países.
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A Abrafrigo consolidou dados da Secretaria de Comércio Exterior, subordinada ao Ministério da Economia, e, acordo com a associação, 108 mil toneladas de carne foram vendidas pelo Brasil em outubro deste ano, considerando o produto in natura e processado. Já em outubro do ano passado, foram comercializadas 190 mil toneladas.
De acordo com a Associação, foi informado que apenas 27,7 mil toneladas das exportações restantes foram exportadas para o mercado chinês em outubro. Cerca de 19,4 mil toneladas entraram pela cidade estado de Hong Kong.
As exportações do Continente e de Hong Kong para a China atingiram o recorde de 132,4 mil toneladas. em setembro de 2021.
Já as exportações acumuladas de produtos brasileiros ao longo do ano atingiram 1,610 milhão de toneladas, uma redução de 2,4% ante 1,650 milhão de toneladas de exportações acumuladas no mesmo período do ano passado. Porém, em termos de receita, devido ao bom preço do produto no mercado internacional, houve um aumentou de 16%.
Em 2020, a partir de outubro a receita foi de US$ 6,899 bilhões e em 2021 atingiu US$ 8 bilhões.
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