Programa criado em 2018 oferece descontos para famílias que utilizam a energia elétrica em horários alternativos. Entenda o que é a Tarifa Banca e ap
Programa criado em 2018 oferece descontos para famílias que utilizam a energia elétrica em horários alternativos.
Entenda o que é a Tarifa Banca e aprenda a pagar menos na conta de energia. A Tarifa Branca é uma modalidade de preços especiais criada em 2018 que pode garantir descontos na conta de luz de muitos brasileiros. O valor do abatimento depende do horário em que os moradores da residência participante utilizam mais energia elétrica.
De acordo com as regras da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o programa visa estimular o consumo em horários alternativos aos que grande parte da população utiliza eletricidade. Ou seja, o programa é voltado para utilização de energia em momentos “fora do pico”.
Leia também:
- APROVADO O 14° SALÁRIO PARA APOSENTADOS DO INSS
- SELIC, IPCA E CDI: SAIBA O QUE SÃO ESSES INDICADORES
- BENEFÍCIOS NÃO FINANCEIROS: VEJA O QUE AS EMPRESAS ESTÃO OFERECENDO!
As três faixas de consumo são: horário de pico, intermediário e fora de pico. Em São Paulo e em grande parte das cidades, eles são compreendidos entre:
- Horário de pico: das 17h30 até às 20h30;
- Intermediário: das 16h30 às 17h30 e das 20h30 às 21h30.
- Fora de pico: todos os demais horários, incluindo finais de semana e feriados.
Os horários exatos adotados em cada cidade devem ser consultados junto à concessionária que presta serviços naquela região.
Como aderir à Tarifa Branca
As famílias que perceberem que seu consumo se enquadra nos horários de menor utilização podem solicitar a tarifa branca na concessionária de energia de seu estado. O atendimento fica disponível via telefone ou presencialmente.
A empresa tem até 30 dias para instalar um novo relógio medidor de consumo de forma totalmente gratuita. O consumidor tem o prazo de até 180 dias para informar caso queira desistir.
Vale destacar que a tarifa branca não pode ser adotada por quem já é beneficiário do programa tarifa social, iniciativa do governo que atende a população de baixa renda.
Vale a pena?
Para famílias que realmente consomem energia no horário fora de pico, o programa chega a gerar redução de 15% na conta de luz. Entretanto, é preciso ter cuidado para não abusar do consumo fora dos horários escolhidos, já que isso pode resultar em um aumento de até 85% na fatura.
COMENTÁRIOS