Diferença no preço dos produtos quase chega a 200%

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Diferença no preço dos produtos quase chega a 200%

Estudo começou a ser feito há pelo menos três meses pela Associação Brasileira de Supermercados. O preço dos produtos. A temida inflação está assusta

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Estudo começou a ser feito há pelo menos três meses pela Associação Brasileira de Supermercados.

O preço dos produtos. A temida inflação está assustando o consumidor brasileiro. O terror do trabalhador. Dessa maneira com a inflação disparando e o IPCA acumulando 10,25% nos últimos 12 meses, eleva também a dispersão de preços entre os mesmos produtos.

De acordo com um levantamento nacional feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com exatos 13 itens encontrou diferenças de até 196% entre os valores do mesmo produto, de marcas diferentes. Precisamente entre peças da mesma marca a diferença de preço encontrada pela Abras chegou a 43% em diferentes pontos de venda. Na prática, o consumidor precisa retomar velhos hábitos dos tempos de inflação elevada no país, como a pesquisa de preços.

Contudo, a inflação mais alta leva a maior dispersão de preços e vários estudos mostram isso. Com inflação a 10%, é natural notarmos essa dispersão aumentar.

O especialista Luis Teodoro é muito favoravelmente que esse processo de dispersão vai continuar. Ele ainda ressalta que atualmente cerca de 25% dos itens pesquisados no IPCA, deixando de lado a alimentação, já estão subindo acima de 10% em 12 meses.

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De acordo com informações a pesquisa da Abras sobre diferenças de preços começou a ser feita ha três meses. A verificação teve inicio em agosto de 2021 e mostrou que um pacote de macarrão do tipo espaguete de meio quilo, apresentou diferenças de preços de 196%. Foram pesquisadas 18 marcas diferentes, com preços variando de R$ 1,89 a R$ 5,59. Mesmo na comparação de preços entre a marca líder, houve variação de 43% em levantamento feito em 13 lojas no pacote de meio quilo – com preço inicial de de R$ 2,59 até R$ 3,69.

Vale lembrar que devido a esse momento de alta nos preços. O importante que o consumidor pesquise, só assim, vai encontra o produto certo e mais barato no momento. Orientou o logista Gabriel Ferrari.

Preço dos Produtos

Em itens básicos da cesta de compras dos brasileiros, a diferença de preços chegou a 3%. No caso do arroz, por exemplo, entre 32 marcas pesquisadas de um pacote com 5 quilos do produto, a Abras encontrou o produto por R$ 15,49, o menor preço, e por R$ 29,90, o valor mais elevado. A diferença é de 93%. Na marca líder de vendas, a diferença encontrada de preços chegou a 35% ( de R$ 17,59 até 23,79%).

No pacote de feijão de 1 quilo, entre 22 marcas pesquisadas, a diferença de valores ao consumidor chegou a 60%. O menor preço encontrado foi de R$ 5,49 e o maior de R$ 8,79%. Na marca líder de feijão, a diferença de preço chegou a 25% (de R$ 6,39 a R$ 7,99).

No caso do café, que foi afetado pelas condições climáticas e já subiu 25,6% este ano, a diferença de preços chegou a 119%. Foram pesquisadas 15 marcas e o menor preço encontrado no pacote de meio quilo ficou em R$ 7,49. O maior valor encontrado foi de R$ 16,38.

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