HomeNOTÍCIAS

DENÚNCIA! Lei que autoriza a presença de doulas em salas de parto não está sendo cumprida em Araras, SP

As doulas são profissionais que oferecem apoio emocional e conforto físico às gestantes.A lei que autoriza a presença de doulas durante o períod

PAT oferece mais de 60 vagas de emprego em Araras, SP
Moradores dizem ter visto meteoro no céu de Araras, SP
Dia de Doar é aprovado na Câmara Municipal em Araras, SP

As doulas são profissionais que oferecem apoio emocional e conforto físico às gestantes.

A lei que autoriza a presença de doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, nas maternidades e estabelecimentos hospitalares de Araras (SP), não está sendo cumprida. A denúncia foi feita pela vereadora Ana Júlia Casagrande (PSDB), durante 3ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal no dia 22 de fevereiro de 2023.

O projeto de Lei foi aprovado po unanimidade em 2017. As doulas são profissionais que oferecem apoio emocional e conforto físico às gestantes. O projeto aprovado foi uma indicação da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).

Estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde – OMS -, comprovam que a presença da doula no trabalho de parto propicia uma série de benefícios não apenas às mães, mas também aos estabelecimentos de saúde, pois são reduzidos a duração do trabalho de parto, os pedidos e o uso de analgesia peridural, o uso de ocitocina e de fórceps.

LEIA TAMBÉM

Além de oferecer um serviço de maior qualidade, o sistema de saúde diminui significativamente seus custos devido às reduções das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos bebês. Vale ressaltar que não existe nenhum tipo de pagamento por parte das parturientes, ou seja, as doulas fazem um trabalho de forma voluntária.

De acordo com o texto da Lei, as doulas não realizam procedimentos médicos ou clínicos como aferir pressão, avaliação da progressão do trabalho de parto, monitoração de batimentos cardíacos fetais e administração de medicamentos, mas estão autorizadas a entrar nas maternidades, casas de parto e estabelecimento hospitalares congêneres de Araras com seus respectivos instrumentos de trabalho como bolas de exercício físico de material elástico e borracha, massageadores, bolsa de água quente, óleo para massagens e banqueta auxiliar para parto.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0