Confira o calendário eleitoral de 2022

HomeNOTÍCIAS

Confira o calendário eleitoral de 2022

Já estamos em 2022. Ano de eleições gerais. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o pres

Preço da cesta básica sobe em nove cidades
Valor do preço das cervejas devem aumentar
Saiba como se inscrever no Cadastro Único
PUBLICIDADE

Já estamos em 2022. Ano de eleições gerais. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, os governadores dos estados e um terço dos senadores; além de toda bancada de deputados federais, estaduais e distritais.

PUBLICIDADE

Confira o calendário eleitoral de 2022. No caso do cargo de presidente da República e de governador, havendo segundo turno, os eleitores voltarão às urnas em 30 de outubro.

Assim como sempre acontece, a votação vai começar às 8h e encerrar às 17h. Mas este ano tem uma novidade. A votação vai acontecer, em todo o país, pelo horário de Brasília.

Ou seja, independentemente do fuso horário, o início e encerramento da votação vai acontecer simultaneamente em todos os estados.

Leia também:

PUBLICIDADE

Quem quiser mudar o local onde vota ou pretenda revisar informações do cadastro eleitoral tem prazo até o dia 4 de maio para solicitar a Justiça Eleitoral. Esse também é o prazo para quem tem mais de 18 anos, e ainda não possui título eleitoral, solicitar a emissão do documento pelo sistema TítuloNet.

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação devem informar essa necessidade à Justiça Eleitoral entre os dias 18 de julho e 18 de agosto.

No período entre 3 de março e 1º de abril, acontece a janela partidária, que é quando deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido para concorrer às eleições, sem perder o mandato.

Em 15 de maio, pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. Mas eles ainda não poderão pedir votos e precisam obedecer às regras da propaganda eleitoral na internet.

Já a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet só é permitida a partir do dia 16 de agosto.

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0