Esses dados mostram que as famílias brasileiras ainda estão em processo de recuperação das perdas econômicas sofridas durante a pandemia.Por - R
Esses dados mostram que as famílias brasileiras ainda estão em processo de recuperação das perdas econômicas sofridas durante a pandemia.
Por – Rádio Nacional – Brasília
Confiança do consumidor aumenta em dezembro. Nesta quarta-feira, a Fundação Getúlio Vargas divulgou, o Índice de Confiança do Consumidor de dezembro. Esse número é utilizado para identificar a tendência das famílias de consumir em maior ou menor intensidade, o que interfere no desempenho da economia do país.
De acordo com os números apresentados pela FGV, o Índice de Confiança do Consumidor em dezembro está em 75,5 pontos — um ligeiro aumento de seis décimos em relação a novembro. No acumulado do ano, o indicador apresenta uma queda de 2,6 pontos.
Para Viviane Seda, que é coordenadora das sondagens da Fundação Getúlio Vargas, esses números mostram que as famílias brasileiras ainda estão em processo de recuperação das perdas econômicas sofridas durante a pandemia de covid-19.
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Ainda na análise de Viviane Seda, o leve aumento da confiança do consumidor verificado em dezembro ainda está concentrado nas pessoas que tem mais renda — que conseguem ter alguma expectativa em relação a emprego e melhora da situação financeira.
Os números apresentados pela FGV também mostram que a satisfação das famílias sobre as finanças pessoais caiu quase 3 pontos, atingindo pouco mais de 59 pontos — o valor mais baixo desde abril deste ano.
Os números apresentados pela FGV também mostram que a satisfação das famílias sobre as finanças pessoais diminuiu quase 3 pontos, atingindo pouco mais de 59 pontos — o valor mais baixo desde abril deste ano. E o ímpeto de compras para os próximos meses caiu pela quarta vez consecutiva. Já em relação a situação econômica do país, há mais otimismo. O indicador que mede as expectativas sobre a economia subiu 3,8 pontos.
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