Como utilizar o décimo terceiro da melhor forma

HomeNOTÍCIAS

Como utilizar o décimo terceiro da melhor forma

Já estamos muito perto de receber o pagamento do 13º salário, já que o final de ano se aproxima, por isso, é preciso analisar com muito cuidado sobre

Auxílio emergencial volta a ser pago pela Caixa
Caixa Econômica Federal autoriza saque do PIS/Pasep para quem trabalhou entre 1971 e 1988
Empréstimo pessoal online de até R$ 35 mil
PUBLICIDADE

Já estamos muito perto de receber o pagamento do 13º salário, já que o final de ano se aproxima, por isso, é preciso analisar com muito cuidado sobre o que fazer com o dinheiro para manter a sua vida financeira estável e escapar das dívidas.

Como utilizar o décimo terceiro da melhor forma? Além disso, o fim de ano vem acarretando uma série de despesas e quando não tomamos cuidado, acaba trazendo mais dívidas, mesmo com o recebimento do 13° salário.

Alguns exemplos disso são: férias de fim de ano, festas de Natal e Ano-Novo, matrícula dos filhos na escola, imposto de renda e do carro, entre outros.

Por isso, tenha em mente que essas despesas irão ocupar boa parte do seu orçamento e o uso do 13º salário para pagar toda essa dívida extra pode ser útil, se usado da forma correta.

Sendo assim, vejamos algumas dicas que podem ser úteis na hora de gastar o seu 13º salário.

Acabar com as dívidas

Assim como muitas pessoas fazem quando recebem o 13º, e que acaba sendo uma grande ideia é usar esse dinheiro extra para quitar, ou acabar com as dívidas, como no caso das contas atrasadas, ou de algum financiamento.

Uma das principais maneiras de fazer isso é por pagar o máximo de contas que estiverem atrasadas que consegui, dando início por aquelas que tem um juros maior, como no caso dos cartões de crédito e do cheque especial, devido ao fato de serem grandes vilões quando vamos efetuar o pagamento.

Além disso, você pode escolher dar prioridade a dívidas que vão limpar o seu nome dos cadastros de proteção ao crédito.

No caso de você ter dívidas, mas não tem contas que estão atrasadas, pode usar esse dinheiro extra para adiantar o pagamento das faturas, negociando até mesmo algum tipo de desconto por pagar com antecedência.

Se o valor não for suficiente para efetuar a quitação da dívida, você pode escolher pagar aquelas parcelas que têm o vencimento mais distante, visto que são elas que contém uma taxa de juros mais altas.

Vemos isso em financiamento. Por exemplo, se há algum financiamento em andamento, pode utilizar o 13º salário para pagar o maior número de parcelas que conseguir, partindo da última parcela e diminuindo a partir daí.

Dívidas anuais

Todos os anos nos deparamos com impostos que são cobrados anualmente como o IPTU e o IPVA, por isso, uma das maneiras de não entrar em um colapso financeiro é utilizar o 13º salário para pagar essas dívidas.

Não só isso, existem outras obrigações financeiras que vem junto com o ano novo como por exemplo, matrícula da escola das crianças e o material escolar.

Dívidas que podem entrar no planejamento, até porque quando pagamos algumas dessas contas à vista, podemos garantir um bom desconto, resultando em economia.

Investimentos

Como utilizar o décimo terceiro da melhor forma

Uma das melhores maneiras de gastar o seu 13º salário é usando para fazer um investimento e assim ver o seu dinheiro render.

Até porque, no mercado brasileiro encontramos diversas maneiras de investir com segurança e ainda poder obter um bom retorno.

PUBLICIDADE

Entretanto, é bom estudar o assunto antes de fazer o investimento, por conhecer as opções e escolher aquela que tem mais a ver com você e com os seus objetivos futuros.

No caso de você já ser um investidor, pode usar o 13º para dar uma turbinada no seus investimentos.

O investimento é uma maneira de garantir algum retorno futuro e isso só vai acontecer, a partir do momento em que você estabelece um objetivo, mesmo que isso queira dizer que você só vai conseguir aplicar no investimento o dinheiro que sobrar, depois de pagar os outros gastos que já foram previstos.

Diversão

Uma das maneiras de usar o 13º salário é para se divertir.

Se não têm dívidas pendentes e você tem o desejo de se divertir, pode usar esse dinheiro extra para planejar uma viagem, cobrir os gastos da festa de fim de ano, ou repensar a sua lista de presentes. Se fizer uma boa programação pode ser que haja espaço para essas três opções.

No caso de uma viagem de férias, se não for possível viajar no momento ou o dinheiro não for suficiente, você pode guardar o dinheiro para utilizá-lo em uma viagem futura.

Desta forma, poderá viajar de maneira mais tranquila e até ganhar descontos na viagem por pagar as contas à vista e antecipadamente como no caso da agência de viagens e do hotel.

Já no caso das festas de fim de ano, você pode usar esse dinheiro para cobrir os gastos, mas é bom tomar cuidado para não haver uma quebra no orçamento.

Uma maneira de fazer isso é registrar o preço de cada coisa que for comprar. Ao fazer a soma no final, se perceber que vai faltar dinheiro, pode reavaliar a lista e cortar itens que sejam desnecessários, desta forma, você irá gastar com o que é realmente importante e pode ser que consiga até mesmo economizar parte do valor.

Quanto aos presentes de fim de ano, é bom ter uma lista com o nome de todas as pessoas que você quer presentear e analisar algo com o valor que seja razoável para cada uma dessas pessoas.

Só depois que fizer esse planejamento que poderá sair e fazer as compras para que o valor da sua lista de presentes não ultrapasse o limite do dinheiro que você reservou.

Planejamento

Planejamento

Planejamento é o princípio de uma vida financeira bem estruturada e saudável, principalmente quando há um descontrole nas contas durante o longo do ano.

Isso quer dizer que, depois de usar o 13º salário para regularizar a sua situação financeira, ou ao menos, uma parte dela, deve fazer um controle de gastos e assim, planejar melhor o seu orçamento mensal para não enfrentar essa situação de novo no futuro.

Uma maneira de fazer isso é por considerar o valor que recebe mensalmente e manter os gastos dentro dela, até porque, quando gastamos mais do que ganhamos é com certeza, uma maneira de entrar no novo colapso financeiro.

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0