Como guardar dinheiro todo mês

HomeNOTÍCIAS

Como guardar dinheiro todo mês

Economizar e investir são estratégias que nos permitem alcançar a segurança e a liberdade financeira que merecemos. Como guardar dinheiro todo mês? C

Como utilizar o décimo terceiro da melhor forma
Caixa Econômica Federal autoriza saque do PIS/Pasep para quem trabalhou entre 1971 e 1988
Nestlé abre novas vagas de emprego em Araras, SP
PUBLICIDADE

Economizar e investir são estratégias que nos permitem alcançar a segurança e a liberdade financeira que merecemos.

Como guardar dinheiro todo mês? Claro, guardar nem sempre é fácil, especialmente se não conhecermos alguns pequenos truques que podem tornar a tarefa mais fácil.

Hoje vamos dar algumas dicas que vão te ajudar a economizar mais e guardar mais dinheiro a cada mês, e sem muito esforço.

Guarde antecipadamente

Economizar antecipadamente significa economizar uma parte do seu dinheiro no início do mês, e não no final dele.

Estamos acostumados com a ideia de que poupar consiste em poupar o dinheiro que sobrou, mas se alocarmos uma parte da nossa receita para poupar no início do mês, será mais fácil manter o compromisso.

Existem diferentes técnicas que permitem que você faça isso. Por exemplo, você pode estabelecer um sistema de poupança automática que transfere uma certa quantia de sua conta principal para outra conta de poupança, automaticamente.

Economize cortando despesas desnecessárias

Como guardar dinheiro todo mês

Observe cuidadosamente as despesas do mês anterior

Você pode pensar que todas as suas despesas mensais são mais do que justificadas, mas tem certeza disso? Observe cuidadosamente as despesas do mês anterior e tente identificar aquelas que você poderia ter evitado.

Seja honesto e objetivo; você pode se surpreender ao descobrir que grande parte deles era totalmente desnecessária.

Cortar despesas desnecessárias permite que você tenha mais dinheiro disponível a cada mês. Se você colocar esse dinheiro na poupança, alcançará seus objetivos financeiros com muito mais rapidez.

Economize otimizando despesas correntes

Não há dúvida de que algumas despesas não podem ser evitadas, mas em muitos casos é possível otimizá-las.

Quanto você paga pela academia a cada mês? Qual taxa fixa para celular você contratou? Existem opções mais baratas no mercado que oferecem o mesmo serviço, ou um serviço semelhante?

No momento em que conseguir otimizar despesas, você terá um dinheiro extra à sua disposição. Mais uma vez, basta colocar na poupança!

Otimize os gastos da casa

Guardar dinheiro pode ser quase impossível mesmo, para pessoas cujo salários só dar para pagar as contas. Mas nem tudo está perdido, mesmo nesses casos, há como gerar algumas brechas para diminuir os gatos e conseguir ganhar o dinheiro economizado. Vamos as dicas!

Economize na conta de energia

Infelizmente, algo tão básico como o uso da energia elétrica se tornou uma dor de cabeça para muitos de nós, pois temos que olhar atentamente o uso que fazemos dela para não encontrar surpresa na conta.

É por isso que certamente já se perguntou em mais de uma ocasião: como posso economizar na minha conta de luz?

Verifique a potência de seus eletrodomésticos e descubra o consumo médio deles, para ficar mais consciente aos eletros (chuveiro elétrico, máquina de lavar, geladeira, TV etc.) que gastam mais energia.

Utilize lâmpadas LED e não as tradicionais, as de LED duram mais e consomem menos do que as lâmpadas convencionais.

Terminou de usar? Tire da tomada! Costumamos deixar carregadores de celular, eletrodomésticos, como televisores, computadores etc., sempre conectados para sua conveniência.

Mesmo que estejam em modo de stand by, os aparelhos continuam consumindo energia, então faça um favor à sua poupança, economize na sua conta de luz desligando os aparelhos que não está usando.

Economize na conta de água

Sim, é difícil dizer, mas temos péssimos hábitos no que se refere ao uso da água, é um fato.

PUBLICIDADE

Deixamos torneiras abertas por mais tempo do que precisamos, o mesmo vale para o chuveiro e em várias outras situações em que utilizamos a água, e esses descuidos saem caro!

Porque a água é um recuso limitado, e precisamos preservá-la, e porque nossas contas só aumentam, o que diminui nossa possibilidade de guardar.

Vamos então a algumas dicas para economizar água, e desviar o dinheiro economizado para poupanças e outros investimentos.

Lavar louça, com comodidade e economia. Lavar a louça é uma situação em que podemos deixar alguns descuidos consumir mais água do que precisamos.

Porém ainda na pia, a gastos maiores, como lavar a mão toda hora de maneira demasiada. Muitas pessoas possuem uma espécie de TOC, e lavam suas mãos várias vezes ao dia. Evitar esse tipo de comportamento, vai melhorar nossa economia, e nossa saúde.

Torneiras com vazamento. Torneiras com vazamento é a vivida expressão de “dinheiro pelo ralo”. Vários litros de água podem ser gastos apenas com um vazamento em gotas.

Corrija problemas de vazamento com brevidade, e sempre feche bem as torneiras, além de ajudar o meio ambiente, vai ajudar o seu bolso!

Há ainda mais cuidados com a água que podemos adotar. Veja melhor seus hábitos dentro de casa, e do restante da família, um comportamento consciente pode lhe economizar centenas de reais em 1 ano.

Agora que já destacamos alguns pontos valiosos sobre economia, vamos ver o que e como podemos fazer esse valor economizado aumentar mensalmente.

Investimentos
Como guardar dinheiro todo mês

A melhor coisa para se fazer com um dinheiro parado é investir

A melhor coisa para se fazer com um dinheiro parado é investir. A maioria dos brasileiros que tem a disciplina para guardar dinheiro, normalmente “investem” na poupança.

Sabe por que eu usei as aspas em investem? Porque na realidade a poupança é uma forma de investimento muito pobre, no que se refere a rendimentos.

Eu particularmente, preciso considerar a poupança como uma forma de guardar dinheiro, do que como investimento.

Isso porque tirar o dinheiro da conta corrente e colocar na poupança, diminuem minhas chances de gastá-lo de maneira arbitraria.

Então sim, a poupança tem o seu valor, no algo de guardar dinheiro, porém não para rendimentos significativos de maneira regular.

Há muitas formas de investimentos que podem ser exploradas, para diversos perfis de investidores, até mesmo para investir pela primeiro a vez.

Mas bem, este artigo foi para forcar em formas de economizar.

Por isso, agora que você conhece esses truques para economizar e guardar mais, a próxima etapa é aprender como investir esse dinheiro e colocá-lo para trabalhar para ajudá-lo a atingir seus objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo.

Se quiser aprender basta visitar o nosso site e ver alguns conteúdos sobre investimentos.

PUBLICIDADE

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0