Cometa C/2017 K2 vai cruzar a órbita da Terra na madrugada de quinta

HomeNOTÍCIAS

Cometa C/2017 K2 vai cruzar a órbita da Terra na madrugada de quinta

Nesta quinta-feira, o cometa C/2017 K2 vai cruzar a órbita da Terra a uma distância de 270 milhões de quilômetros do nosso planeta. Esse vai ser o mom

Conta de luz deve sofrer alta de 19% em 2022
Cliente da Caixa Econômica Federal espera mais de 4 horas por atendimento em Araras, SP
Saiba qual melhor horário para encontrar as melhores promoções na Black Friday
ANÚNCIO

Nesta quinta-feira, o cometa C/2017 K2 vai cruzar a órbita da Terra a uma distância de 270 milhões de quilômetros do nosso planeta. Esse vai ser o momento em que o astro estará mais próximo de nós desde que foi descoberto pelos astrônomos.ebcebc

ANÚNCIO

Os cometas são corpos celestes pequenos, formados por rochas e gases congelados. Eles costumam ter órbitas irregulares, em que se aproximam e se afastam do Sol a cada volta.

Na medida em que chegam mais perto do Sol, os gases congelados evaporam — formando uma aura e uma cauda que são as características mais marcantes desses astros.

O cometa K2 foi registrado pela primeira vez pelo telescópio espacial Hubble, em maio de 2017 — quando ainda estava entre as órbitas de Saturno e Urano.

O astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, explica que esse corpo celeste provavelmente surgiu em uma região muito distante no nosso Sistema Solar.

ANÚNCIO

LEIA TAMBÉM:

A aproximação máxima com a Terra vai ocorrer durante esta madrugada. Filipe Monteiro disse que o cometa K2 vai passar a uma distância considerável do nosso planeta — mas mesmo assim, ele vai poder ser observado a partir de todas as regiões do país, apenas com o uso de objetos simples.

Os dados do telescópio espacial Hubble indicam que o cometa K2 tem um núcleo grande, com 18 quilômetros de extensão, e uma cauda com cerca de 800 mil quilômetros de comprimento.

ANÚNCIO

Em dezembro deste ano, o astro vai atingir a aproximação máxima do Sol — e, a partir daí, o cometa inicia sua trajetória de afastamento rumo aos limites do Sistema Solar.

ANÚNCIO

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0