HomeCOTIDIANO

Câmara faz alterações no texto da tributária e recoloca refrigerante no imposto seletivo

Câmara faz alterações no texto da tributária e recoloca refrigerante no imposto seletivo

Deputado Reginaldo Lopes apresenta alterações na reforma tributária, incluindo revogação de benefícios fiscais e reclassificação de produtos.O r

Americanas oferta ovo de Páscoa com uso do FGTS e anúncio gera polêmica
Como saber se seus dados foram usados para abrir conta ou pedir empréstimo
Cerca de 8,5 milhões de brasileiros estão desempregados

Deputado Reginaldo Lopes apresenta alterações na reforma tributária, incluindo revogação de benefícios fiscais e reclassificação de produtos.

O relator da reforma tributária na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), apresentou importantes alterações no projeto, que incluem a revogação do benefício fiscal para contas de água e esgoto, além da reinclusão das bebidas açucaradas no Imposto Seletivo. A votação do texto está prevista para ocorrer na noite desta segunda-feira (16). Caso seja aprovado, o projeto seguirá para sanção do presidente da República.

De acordo com Lopes, as mudanças têm como objetivo alinhar a alíquota de referência dos novos tributos, que incidirão sobre bens e serviços sem isenções fiscais, aos 26,5% estabelecidos na proposta original do governo. Uma das principais alterações foi a exclusão do saneamento básico da lista de serviços de saúde que gozam de uma desoneração de 60% nos futuros tributos CBS e IBS, resultando em uma redução de 0,38 ponto percentual na alíquota.

O relatório também reintroduziu as bebidas açucaradas na categoria de produtos considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Essa lista abrange, além das bebidas, itens como fumo, bebidas alcoólicas, veículos, embarcações, aeronaves e certos minerais, refletindo uma preocupação com a saúde pública e a sustentabilidade.

Além disso, a proposta retirou a redução de 60% na alíquota para produtos como água mineral, biscoitos e bolachas. No entanto, itens como tapioca e mate permanecerão na cesta básica com alíquota zero, assim como as carnes e outras fontes de proteína animal, garantindo a manutenção de benefícios para esses produtos essenciais.

O relatório também restabeleceu a lista de medicamentos e procedimentos médicos que possuem benefícios fiscais. Os planos de saúde, tanto humanos quanto veterinários, voltarão a contar com um redutor de alíquota de 30%. Por outro lado, a alíquota para atividades complementares de educação foi eliminada, enquanto as Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) terão um aumento na alíquota, que passará de 5% para 8,5%. A Câmara ainda rejeitou uma proposta que alterava o regime específico do transporte aéreo regional, que visava aumentar o limite de tamanho das aeronaves.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: