Brasil enfrenta um desafio com a falta de profissional de tecnologia no país

HomeNOTÍCIAS

Brasil enfrenta um desafio com a falta de profissional de tecnologia no país

Essa falta de profissionais no mercado deve-se a certos fatores, e um dos principais é a formação técnica específica que o tipo de trabalho exige.

Nestlé abre diversas vagas de emprego na região e em Araras, SP
Vagas de emprego na Nestlé nesta sexta-feira (18) em Araras, SP
Nestlé abre oportunidades de emprego em Cordeirópolis, SP
ANÚNCIO

Essa falta de profissionais no mercado deve-se a certos fatores, e um dos principais é a formação técnica específica que o tipo de trabalho exige.

ANÚNCIO

Brasil enfrenta um desafio com a falta de profissional de tecnologia no país. Hoje, a utilização das ferramentas tecnológicas pelas empresas brasileiras vem crescendo muito e, consequentemente, profissionais dessa área estão sendo muito requisitados.

Segundo um levantamento da empresa de recrutamento GeekHunter, só em 2021, houve um aumento de 136% nas vagas para o segmento de tecnologia. E sabe qual é a maior dificuldade das empresas nessa busca? Preencher todas estas vagas!

Uma projeção, feita pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digirais (Brasscom), diz que até 2025 o setor terá um déficit de 797 mil em relação a mão de obra.

Essa falta de profissionais no mercado deve-se a certos fatores. Um dos principais é a formação técnica específica que o tipo de trabalho exige. Com a alta frequência de atualização da tecnologia, é preciso locais de formação suficientes para dar conta da demanda. Para isso, as instituições devem estar preparadas para educar e atualizar seus alunos e profissionais.

Veja também

Além disso, parte da mão de obra disponível no Brasil tem debandado para o mercado exterior, que também tem crescido exponencialmente. Isso causa um déficit ainda maior no país. A moeda desvalorizada no Brasil acaba atrapalhando na competição por talentos, pois os salários em dólar e euro, por exemplo, acabam sendo mais vantajosos.

ANÚNCIO

Essa falta de mão de obra acaba prejudicando as empresas, que tem seus projetos represados, atrasados ou, até mesmo, inviabilizados devido à falta da quantidade ideal de profissionais. Isso gera um impacto financeiro sério, até porque, é preciso disponibilizar um alto custo para formar estes profissionais e ainda para mantê-los dentro da empresa.

Além disso, o grande impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores tem feito as empresas reverem as cargas horárias de seus colaboradores, ainda mais no acelerado cenário tecnológico pós-pandêmico que estamos vivendo.

Para melhorar este cenário, as empresas devem apostar além do salário, como nas ações de recursos humanos, visando a saúde física e mental de seus colaboradores. Já os profissionais têm a chance de evoluir e se especializar ainda mais, pois este é o momento para se consolidar no mercado.

ANÚNCIO

Se as empresas investirem em inovação e capacitação, é possível melhorar esse déficit e atrair mais profissionais para os negócios nacionais.

ANÚNCIO

COMENTÁRIOS

DISCUS: 0