Depois do reajuste do salário mínimo, os beneficiários do INSS também serão contemplados com o novo valor. Confira o calendário de pagamentos em 2023.
Depois do reajuste do salário mínimo, os beneficiários do INSS também serão contemplados com o novo valor. Confira o calendário de pagamentos em 2023.
Uma das novidades para o início de 2023 é o aumento do salário mínimo, que sai de R$ 1.212,00 para R$ 1.320,00. O reajuste visa ter um aumento real, acima da inflação, e foi uma das promessas de campanha do atual presidente, Lula. Agora, com o novo salário em vigor, o INSS também começará a pagar as aposentadorias e outros benefícios com o valor atualizado.
No caso da primeira parcela deste ano, referente ao mês de janeiro, os valores serão pagos com reajuste anual entre 25 de janeiro e 07 de fevereiro. As datas de pagamento foram definidas e divulgadas pelo INSS.
Essa atualização no valor será feita para 37 milhões de beneficiários no Brasil. Quase 70% dos segurados do INSS são acobertados com o salário mínimo, portanto, essa mesma porcentagem de trabalhadores estará incluída no reajuste.
Um dos motivos para o reajuste obrigatório é que os beneficiários de aposentadorias, auxílio-doença, pensões e BPC (Benefício de Prestação Continuada) não podem receber um valor inferior ao salário mínimo. Ou seja, com a atualização do piso para os trabalhadores, os segurados também recebem o valor com correção.
Os beneficiários que têm renda mensal acima desse piso receberão seus pagamentos a partir de 1º de fevereiro. Esse grupo tem o reajuste de seu benefício de acordo com a inflação do ano anterior, calculada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Veja também
Petrobras reduz preços de venda de gasolina para as distribuidoras
Famílias com crianças autistas conseguem autorização para sacar o saldo do FGTS
Caixa Econômica Federal libera abono do PIS/Pasep
É importante que o segurado esteja atento às datas de pagamento de seus benefícios. O calendário de 2023 já foi divulgado e segue o mesmo padrão de anos anteriores.
Sendo assim, para consultar o dia em que receberá seu valor da renda previdenciária em cada mês no calendário do INSS, basta conferir o número do seu benefício, que conta com dez dígitos, no formato 999.999.999-9, e destacar o penúltimo número da sequência, isto é, o que aparece antes do dígito.
COMENTÁRIOS