HomeNOTÍCIAS

Beneficiários do INSS receberão pagamentos com reajuste em janeiro

Depois do reajuste do salário mínimo, os beneficiários do INSS também serão contemplados com o novo valor. Confira o calendário de pagamentos em 2023.

Custo dos materiais sobe em todo país em janeiro e índice que mede a construção fica em 0,72%
Confira algumas dicas de como economizar no supermercado
Preço do café pode chegar ao maior nível

Depois do reajuste do salário mínimo, os beneficiários do INSS também serão contemplados com o novo valor. Confira o calendário de pagamentos em 2023.

Uma das novidades para o início de 2023 é o aumento do salário mínimo, que sai de R$ 1.212,00 para R$ 1.320,00. O reajuste visa ter um aumento real, acima da inflação, e foi uma das promessas de campanha do atual presidente, Lula. Agora, com o novo salário em vigor, o INSS também começará a pagar as aposentadorias e outros benefícios com o valor atualizado.

No caso da primeira parcela deste ano, referente ao mês de janeiro, os valores serão pagos com reajuste anual entre 25 de janeiro e 07 de fevereiro. As datas de pagamento foram definidas e divulgadas pelo INSS.

Essa atualização no valor será feita para 37 milhões de beneficiários no Brasil. Quase 70% dos segurados do INSS são acobertados com o salário mínimo, portanto, essa mesma porcentagem de trabalhadores estará incluída no reajuste.

Um dos motivos para o reajuste obrigatório é que os beneficiários de aposentadorias, auxílio-doença, pensões e BPC (Benefício de Prestação Continuada) não podem receber um valor inferior ao salário mínimo. Ou seja, com a atualização do piso para os trabalhadores, os segurados também recebem o valor com correção.

Os beneficiários que têm renda mensal acima desse piso receberão seus pagamentos a partir de 1º de fevereiro. Esse grupo tem o reajuste de seu benefício de acordo com a inflação do ano anterior, calculada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Veja também

É importante que o segurado esteja atento às datas de pagamento de seus benefícios. O calendário de 2023 já foi divulgado e segue o mesmo padrão de anos anteriores.

Sendo assim, para consultar o dia em que receberá seu valor da renda previdenciária em cada mês no calendário do INSS, basta conferir o número do seu benefício, que conta com dez dígitos, no formato 999.999.999-9, e destacar o penúltimo número da sequência, isto é, o que aparece antes do dígito.

Confira abaixo o calendário oficial divulgado pelo INSS para os pagamentos dos benefícios em 2023

Beneficiários do INSS receberão pagamentos com reajuste em janeiro

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISCUS: 0