A cidade de Araras registrou a quarta morte por dengue em 2025, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta ter
A cidade de Araras registrou a quarta morte por dengue em 2025, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta terça-feira (25). A vítima é uma mulher de 50 anos, sem comorbidades pré-existentes. Atualmente, outros quatro óbitos estão sob investigação.
Somente na última semana, o município contabilizou 280 novos casos da doença, elevando o total para 1.406 neste ano. No momento, 10 pessoas estão internadas e 137 aguardam resultados de exames. Diante desse cenário, a cidade permanece em situação de emergência em saúde pública.
Para conter a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Secretaria da Saúde realizará um mutirão neste sábado (29) nos bairros Belvedere, Bom Jesus, Nova Araras e Jardim Santa Cruz, das 7h às 13h. Agentes de endemias visitarão residências em busca de criadouros do mosquito e orientarão os moradores sobre medidas preventivas.
A população é orientada a eliminar possíveis focos do mosquito, mantendo quintais limpos, tampando tonéis e caixas d’água, e descartando corretamente objetos que possam acumular água. Em caso de sintomas como dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, mal-estar, dor nas articulações ou febre alta, é recomendado procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Além disso, a Secretaria da Saúde alerta para a baixa adesão à vacinação contra a dengue. Apenas 36,16% do público-alvo (crianças e adolescentes de 10 a 14 anos) receberam a primeira dose, e 14,93% completaram o esquema vacinal com a segunda dose. A vacinação é fundamental para a prevenção da doença e está disponível nas unidades de saúde do município.
COMENTÁRIOS