Atualmente, eficiência no tratamento é de 89%, índice superior ao exigido pela Cetesb.Um dia memorável para Araras! Nesta quarta-feira (15), o S
Atualmente, eficiência no tratamento é de 89%, índice superior ao exigido pela Cetesb.
Um dia memorável para Araras! Nesta quarta-feira (15), o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) anunciou que a cidade atingiu 100% do tratamento do esgoto, em evento na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), transmitido ao vivo pela internet.
De acordo com a Autarquia, atualmente, a eficiência no tratamento é de 89%, índice superior exigido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). “Com o nível máximo do tratamento, ultrapassamos a porcentagem mínima exigida pelas normas ambientais, que é de 80%. Os 100% significam que em nossa cidade, o esgoto não será mais descartado diretamente nos rios”, comemorou o presidente Executivo do Saema, José Carlos Martini Júnior.
Para o prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, a obtenção dos 100% do tratamento, faz Araras se destacar ainda mais na região. “Sempre fomos exemplo e, com essa vitória, mantemos a nossa vanguarda. Muitas cidades vizinhas não contam com esses índices quando o assunto é tratamento do esgoto”, afirmou. “Em muitos anos, o esgoto de nossa cidade foi jogado nos rios, porém, essa situação mudou”, disse o prefeito.
LEIA TAMBÉM:
Governo federal estabelece regras para Registro Nacional Positivo de Condutores
Além da cabeça, enxaqueca provoca dores no pescoço e nos ombros
Promoções têm forte peso no resultado do varejo no início de 2022, diz IBGE
O proprietário da empresa Legun Tecnologia Ambiental, responsável pelo tratamento do esgoto em Araras, Carlos Laia, explicou como é realizado o serviço no município. “Araras é a primeira cidade do Brasil que utiliza o método de bioaumentação, por meio de microrganismos autóctones, produzidos na própria ETE. Esse tratamento é 100% natural, sem nenhum produto químico presente”, explicou.
Autoridades presentes
No evento, estiveram presentes também Anete Monteiro dos Santos Casagrande (vice-prefeita de Araras), Alexandre Faggion Castagna (secretário de Governo e das Relações Institucionais), Paulo Emygdio (diretor Executivo do Saema), Renata Cristina Ignácio Batista (técnica responsável em Estação de Tratamento de Esgoto), Nilton César de Faria (chefe da Divisão de Coleta e Tratamento de Esgoto) e os vereadores Rodrigo Soares (presidente da Câmara Municipal), Mirian Vanessa Pires (vice-presidente da Câmara Municipal), Ana Júlia Casagrande (secretária da Mesa Diretora), Deise Aparecida Olímpio de Oliveira e Manoel Oliveira dos Santos Filho – “Mané da Rádio”.
Apresentações artísticas e cinturão florestal
Além da apresentação dos índices obtidos pelo tratamento do esgoto, o evento contou com manifestações artísticas desenvolvidas por alunos das seguintes escolas municipais: Emeief Antonio Severino (Parque Santa Cândida), Emef Adriano Ademir Lombi (Parque Terras de Santa Olivia) e Emef Professor Júlio Ridolfo (Jardim São Luiz).
Após a cerimônia, houve um plantio de mudas de eucaliptos, que irão formar um cinturão florestal na ETE.
Outras informações sobre o tratamento do esgoto em Araras podem ser obtidas pelo telefone 3543-5500 (Saema).
COMENTÁRIOS